I FESTIVAL DE CINEMA IRLANDÊS

Autores

  • Fernando Biagini Junior Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Noélia Borges de Araújo

Palavras-chave:

Irlandesidade, cinema irlandês, ensino público, diálogo multicultural, festival de cinema

Resumo

O cinema nacional irlandês como indústria é uma máquina recente. Cresceu a partir do fomento da Screen Ireland, cuja meta era estimular a produção cinematográfica nacional e o uso da Irlanda como local para a produção de filmes internacionais. Os primeiros filmes com o investimento e apoio da instituição vieram a partir do início da década de 80. No cerne das produções estão aspectos econômicos e a identidade nacional. Até então, Irlanda e irlandês eram representados em obras britânicas e hollywoodianas de forma estereotípica. Buscou-se, então, a exposição da cultura irlandesa a partir de uma ótica interna e da representação da irlandesidade na era pós-moderna, que, hoje, com a abertura econômica do país, faz-se cada vez mais presente. O objetivo geral do I Festival de Cinema Irlandês foi exibir semanelmente filmes irlandeses aos alunos do nono ano da Escola Municipal Santa Rita, visando disseminar saberes e estimular debates acerca da temática dos filmes. A escolha de filmes foi baseada principalmente na viabilidade linguística (dublagem), classificação etária e tempo disponível. Buscou-se favorecer a reflexão dos alunos acerca de outras arenas cinematográficas, além das tradicionais, transferindo a lente pela qual os alunos enxergariam a cultura irlandesa, engendrando em um público habituado as produções brasileiras, americanas e inglesas outras estéticas cinematográficas, além de apresentar as questões identitárias e culturais do país, que, em comparação e contraste com a realidade baiana, pode estimular um entendimento mais amplo das possibilidades e papéis que tem o estudante do ensino público no cenário mundial contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Biagini Junior, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Fernando Biagini Junior é graduando em Letras com Línguas Estrangeiras Modernas e Clássicas na UFBA, especializa a sua formação nas áreas de Tradução e Literatura e faz parte do ARIS UFBA a Associação de Pesquisa e Estudos Irlandeses (Association for Reasearch on Irish Studies) na UFBA.

Referências

AZEVEDO, Eliane Marchetti Silva. Os imigrantes e as ressignificações identitárias: ambivalência da brasilidade. Ponto e Vírgula, Revistas PUC-SP, n. 20, p. 06-22. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016. Disponível em <https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/viewFile/31175/21609>. Acesso em: 20 ago. 2018.

FERREIRA, Rafaela. Os filmes de maior público em 2019 no Brasil (até agora!). Adoro Cinema, São Paulo, 07/07/2019. Disponível em <http://www.adorocinema.com/slideshows/filmes/slideshow-149156/#page=4>. Acesso em 16/11/2019.

MAGASIC, Michelangelo. Learning through watching: Streaming video in L2 English. The JALT CALL Journal, Vol. 3, N. 3, p. 199-209. Curtin University, 2017. Disponível em <http://journal.jaltcall.org/articles/13_3_Magasic.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2018.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 1990.

MAZZARI, Mascurs Vinicius. Labirintos da Aprendizagem. São Paulo: Editora 34, 2012.

LONERGAN, Jack. Video in language teaching. Cambridge, Reino Unido: Cambridge University Press. 1984.

OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia científica: projetos de pesquisa, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

PLAZA, Julio. Tradução Intersemiótica. São Paulo, Editora Perspectiva S.A., 1985.

RODRIGUES, Sara Cristina Ferreira. A Representação da Irishness no Cinema Nacional Irlandês. Universidade de Lisboa, 2011.

SANTAELLA, Lúcia. Arte & Cultura. São Paulo, Cortez Editora, 1982.

Downloads

Publicado

2020-07-18

Como Citar

Biagini Junior, F., & Borges de Araújo, N. (2020). I FESTIVAL DE CINEMA IRLANDÊS. Revista Inventário, (25), 211–222. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/34604

Edição

Seção

Relatos de experiência