DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E REFLEXÕES DE UMA BOLSISTA ID DO PIBID: REPRESENTAÇÃO DO IMAGINÁRIO PERIFÉRICO ATRAVÉS DE UM INTERGÊNERO

Autores

  • Beatriz Souza de Jesus Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Sequência Didática, PIBID Letras LP, Intergeneracidade, Representação, Formação Docente.

Resumo

Desenvolvemos, neste artigo, reflexões da experiência de formação de uma estudante de Letras Vernáculas, no âmbito do subprojeto Letras-LP PIBID, na Universidade Federal da Bahia. O referido artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento da sequência didática em uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, sob a abordagem de procedimentos para o ensino de gêneros proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). A isto, propôs-se compreender a representação do imaginário periférico dos estudantes através da produção de um artigo em forma de bula de remédio, partindo do princípio da intergenericidade apresentado por Marcuschi (2002, 2008). O trabalho teve como base os conteúdos diagnosticados através de outra atividade constituída pela matriz referencial do SAEB. No que concerne aos resultados, os alunos mostraram representações críticas e reflexivas sobre suas identidades periféricas, abordando as periferias como espaços de problemas sociais, mas também de pertencimento e acolhimento, além disso, apresentaram melhora no rendimento dos descritores apontados pela atividade diagnóstica. Para a bolsista ID, esse trabalhou proporcionou a potencialidade de suas práticas didáticas e o conhecimento e (re)conhecimento do exercício da docência enquanto futura professora de língua materna

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Souza de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Letras Vernáculas e uma língua estrangeira moderna (Inglês) pela Universidade Federal da Bahia. Bolsista de iniciação à docência no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Letras-Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2020-07-18

Como Citar

Souza de Jesus, B. (2020). DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA E REFLEXÕES DE UMA BOLSISTA ID DO PIBID: REPRESENTAÇÃO DO IMAGINÁRIO PERIFÉRICO ATRAVÉS DE UM INTERGÊNERO. Revista Inventário, (25), 58–75. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/34587

Edição

Seção

Artigos