O DISCURSO DA GLOBALIZAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: O QUE DIZ A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Ana Cristina Agnoletto Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Língua Inglesa, Globalização, Ensino-Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta sequências discursivas da Base Nacional Comum Curricular (2017) para o ensino fundamental, sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (LI). O objetivo principal é perceber efeitos de sentido oriundos da globalização no ensino-aprendizagem de língua inglesa. Como objetivos específicos relacionam-se identificar os lugares ocupados pela língua inglesa no espaço escolar dos anos finais do ensino fundamental; perceber aspectos da globalização que permeiam o ensino da língua inglesa nos anos finais do ensino fundamental; identificar correspondências do interdiscurso sobre a importância da língua inglesa. Justifica-se este trabalho perante o recorrente questionamento sobre o porquê aprender a língua inglesa na escola. Como metodologia de análise, pautam-se conceitos da Análise de Discurso por meio dos dispositivos teóricos da paráfrase e ressonância discursiva, do interdiscurso, de noção de língua, da língua fluida e da língua imaginária e de madeira.  Para as análises são mobilizadas opiniões de especialistas sobre, por exemplo, como se dá o ensino de língua inglesa nas escolas, a fluidez na língua, a partilha de cultura, o mito do falante nativo, a autonomia do aluno nos estudos e a mobilização necessária para aprender a nova língua.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Agnoletto, Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) na linha de pesquisa Práticas Discursivas e Subjetividades, graduada em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas (2017) pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Professora de Língua Inglesa e também graduada em Administração (2009) e Pós-graduada em Gestão de Pessoas (2012) pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó.

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

Agnoletto, A. C. (2019). O DISCURSO DA GLOBALIZAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: O QUE DIZ A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Revista Inventário, (23.2), 149–168. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29600

Edição

Seção

Artigos