A AUTOTEORIZAÇÃO LITERÁRIA EM AMOR DE PERDIÇÃO E A HORA DA ESTRELA: UMA PONTE POSSÍVEL

Autores

  • William Fernandes de Oliveira Universidade Estadual de Ponta Grossa

Palavras-chave:

Autoteorização literária, Amor de perdição, A hora da estrela.

Resumo

Neste artigo, é nosso objetivo criar pontos de diálogo entre as obras literárias Amor de perdição (1862), de Camilo Castelo Branco, e A hora da estrela (1977), de Clarice Lispector, através da conceituação do que seja autoteorização literária. A partir disso, consideramos a literatura como forma auto reflexiva, ponto que também Jonathan Culler (1999) vem a corroborar. A autoteorização literária, embora não necessariamente um conceito fixo, pressupõe a literatura como meio já auto reflexivo, em que o texto se apresenta como texto, quebrando assim a verossimilhança da narrativa, levando, consequentemente, o leitor a um grau mais elevado de consciência com relação ao texto. Teoricamente, também apoiam nossas postulações Karin Volobuef, Sérgio Rouanet, Luiz Costa Lima e Zygmunt Bauman. Dessa forma, esperamos demonstrar que, através da autoteorização literária, mesmo existindo um grande período de tempo entre a publicação de cada narrativa escolhida, pode existir uma ponte em que as obras supracitadas convergem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

William Fernandes de Oliveira, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduado em Letras Português/Inglês (UEPG-2017); mestrando em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Ponta Grossa

Referências

ASSIS, M. de. Memórias póstumas de Brás Cubas. São Paulo: Martin Claret, 2003.

BAUMAN, Z. Sobre a verdade, a ficção e a incerteza. In: O mal-estar da pós-modernidade. Tradução de Mauro Gama, Cláudia Martinelli; revisão técnica de Luís Carlos Fridman. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998, p.142-159.

CASTELO BRANCO, C. Amor de perdição. São Paulo: Editora Galex, 2000.

CULLER, J. O que é teoria. O que é literatura e tem ela importância. In: Teoria literária: uma introdução. Tradução de: Sandra Vasconcelos. São Paulo: Beca, 1999.

LIMA, L. C. A questão do controle. In: O controle do imaginário & a afirmação do romance: Dom Quixote, As relações perigosas, Moll Flanders, Tristam Shandy. São Paulo: Cia das Letras, 2009, p.178-210.

LISPECTOR, C. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

ROUANET, S. P. (2007). A forma shandiana. Hipertrofia e subjetividade. In: Riso e Melancolia: a forma shandiana em Sterne, Diderot, Xavier de Maistre, Almeida Garrett e Machado de Assis. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p.17-33; p.46-59.

VOLOBUEF, K. Ironia romântica. In: A prosa de ficção do romantismo na Alemanha e no Brasil. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1999.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

de Oliveira, W. F. (2019). A AUTOTEORIZAÇÃO LITERÁRIA EM AMOR DE PERDIÇÃO E A HORA DA ESTRELA: UMA PONTE POSSÍVEL. Revista Inventário, (23.1), 163–176. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29580

Edição

Seção

Artigos