TEATRO E ENSINO
Palavras-chave:
Educação, Ensino, TeatroResumo
Este ensaio apresenta algumas reflexões sobre teatro e ensino, com o objetivo principal de mostrar que o teatro pode contribuir, em vários aspectos, para a formação plena dos alunos, podendo ser um “aliado” do professor no contexto escolar. A argumentação é fundamentada em alguns autores, como Fabiano Tadeu Grazioli (2007), que aborda aspectos relacionados ao teatro no contexto escolar atual e os diversos princípios que podem justificar a presença da atividade teatral na escola – a socialização, o desenvolvimento global e harmonioso, o despertar da consciência crítica e a experiência estética que o contato dos alunos com o teatro pode proporcionar –; Juliana Cavassin (2008), que versa sobre as perspectivas para o teatro na educação como conhecimento e prática pedagógica; Viola Spolin (2007), que defende que trabalhar jogos teatrais na sala de aula demonstra o quanto o jogo, com toda a sua força mobilizadora e materializadora das energias humanas, pode ter uma extraordinária função pedagógica, traduzindo esse potencial da ludicidade num poderoso instrumento de aprendizagem; e Cristiane Schneider, Angélica Vier Munhoz, Cristiano Bedin da Costa (2015), que no Mestrado em Ensino, do Centro Universitário Univates, fizeram um estudo sobre o teatro na escola, com foco no processo colaborativo de criação, percebendo-o como uma experiência que ultrapassa as fronteiras da aprendizagem do fazer teatral.
Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998. Ensino de 1° a 4° série.
BRASIL. Ministério da Educação. CNE/CEB. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, 1999.
CAVASSIN, Juliana. Perspectivas para o teatro na educação como conhecimento e pratica pedagógica.R.cient./FAP, Curitiba, v.3, p.39-52 , jan./dez. 2008
ESTADO DO PARANÁ, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, Diretrizes curriculares de arte para os anos finais do ensino fundamental e para o ensino médio, Curitiba, 2008.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GRAZIOLI, Fabiano Tadeu. Teatro de se ler: o texto teatral e a formação do leitor. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2007.
SCHNEIDER, Cristiane, et al. Do jogo teatral ao teatro como criação. Disponível em: < http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ImagensEduc/article/view/30173> . Acesso em: 10 de junho de 2018.
SPOLIN, V. Jogos Teatrais na sala de aula: um manual para o professor. São Paulo - SP: Perspectiva, 2007.
____________.Improvisação para o teatro. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2010.
____________. Jogos teatrais para a sala de aula: um manual para o professor. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
____________. Jogos Teatrais na sala de aula: um manual para o professor. Tradução de Ingrid Dormien Koudela e Eduardo José de Almeida Amos. São Paulo: Perspectiva, 2012.