UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS LUGARES ARGUMENTATIVOS E DAS EMOÇÕES NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO

Autores

  • Karen Cristina da Silva Pissurno UFRJ
  • Eneile Santos Saraiva UFRJ

Palavras-chave:

Lugares argumentativos, Emoções, Análise do Discurso.

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo analisar os lugares argumentativos (quantidade, qualidade, ordem, existente, pessoa e essência) e as emoções na construção do discurso em diversos gêneros textuais. Assim, pretende-se observar como o leitor pode ser influenciado a compartilhar da mesma opinião defendida no texto. Ainda, almeja-se discutir de que maneira a abordagem dos lugares argumentativos, em aulas de Português do ensino médio, pode ser fundamental para que haja a compreensão coerente das reais intenções que um texto pode apresentar. Importam para este trabalho os pressupostos da Teoria da Análise do Discurso, principalmente no que tange à análise das emoções (CHARAUDEAU, 2007) e da Semiolinguística do Discurso discutidos em Pauliukonis; Gouvêa (2012). A fim de observar os lugares argumentativos, recorre-se a Abreu (2004) e a Gavazzi; Eduardo (2007).  As hipóteses, a partir da do corpus de análise, composto por textos midiáticos, propagandas e redações do ENEM, apontam que há predominância do lugar de quantidade em textos com temática política; do lugar de qualidade nos publicitários; do lugar da ordem em textos esportivos, do lugar do existente em editoriais, do valor da pessoa em redações e, por fim, do lugar da essência em notícias sobre pessoas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Cristina da Silva Pissurno, UFRJ

Doutoranda em Letras Vernáculas na UFRJ

Eneile Santos Saraiva, UFRJ

Doutoranda em Letras Vernáculas na UFRJ

Referências

ABREU, A. S. A arte de argumentar. Gerenciando Razão e Emoção. São Paulo: Ateliê Editorial, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental; língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf> Acesso em 23 de julho de 2018.

CHARAUDEAU, P. Pathos e discurso político. In: MACHADO, I. L.; MENEZES, W; MENDES, E. (orgs.) As emoções no discurso. v. I. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

GAVAZZI, S.; EDUARDO, S. Lugares/valores argumentativos no ensino médio. In: Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

GOUVÊA, L. H. M. Patemização e discurso midiático: um estudo de argumentação e persuasão na crônica jornalística. Rio de Janeiro, Trabalho de Pós-Doutoramento, 2016.

PAULIUKONIS, M. A. L.; GOUVÊA, L. H. M. Texto como discurso: uma visão semiolinguística. In: TOLDO, C.S., FREITAS, E.C. (orgs.) Desenredo: Revista do Programa de Pós Graduação da Universidade de Passo Fundo. v 8, nº 1, Passo Fundo: Ed. Da Universidade de Passo Fundo, 2012.

PLANTIN, C. As razões das emoções. In: MENDES; E.; MACHADO, I.L. (orgs.) As emoções no discurso. v. II. Campinas: Mercado das Letras, 2010.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

Pissurno, K. C. da S., & Saraiva, E. S. (2019). UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS LUGARES ARGUMENTATIVOS E DAS EMOÇÕES NA CONSTRUÇÃO DO DISCURSO. Revista Inventário, (23.2), 217–240. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29416

Edição

Seção

Artigos