A INFLUÊNCIA DO DESIGN DE PLATAFORMAS MOOC NO ACESSO AOS CURSOS: ANÁLISE DE ESCOLHAS ESTRUTURAIS E SEMIÓTICAS EM DUAS VERSÕES DA PLATAFORMA COURSERA

Autores

  • Carolina Bottosso de Moura IEL/UNICAMP

Palavras-chave:

Educação a distância, MOOC, Webdesign, Multimodalidade, Linguagem e tecnologia, Coursera

Resumo

As práticas educativas na atualidade não podem desconsiderar as diferentes iniciativas que hoje circulam na internet. Entre elas, os cursos massivos (MOOC) têm atraído o interesse da literatura recente dado o seu potencial de aplicação em larga escala, entendido como uma possibilidade de democratização do ensino. No entanto, as discussões sobre essas iniciativas não têm dado a devida atenção sobre como os aspectos de design – estruturação e escolhas de recursos semióticos – adotados pelas plataformas que hospedam e disponibilizam os cursos MOOC influenciam a navegação do usuário e afetam as suas possibilidades de escolha. Considerando essa questão, o presente artigo analisa e discute duas versões da plataforma Coursera buscando reconhecer elementos estruturais e escolhas semióticas privilegiadas na produção dessas das duas versões. A pesquisa discute como essas escolhas orientam as possíveis consultas de usuários e facilitam ou não o seu acesso aos diferentes cursos disponibilizados pela plataforma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOXALL, M. MOOCs: a massive opportunity for higher education, or digital hype? The Guardian, UK, 08 ago. 2012. Disponível em: <https://www.theguardian.com/higher-education-network/blog/2012/aug/08/mooc-coursera-higher-education-investment> Acesso em: fev. 2018.

CHRISTENSEN, G.; STEINMETZ, A.; ALCORN, B.; BENNETT, A.; WOODS, D.; EMANUEL, E.J. The MOOC Phenomenon: Who Takes Massive Open Online Courses and Why?, 6. Nov. 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.2350964> Acesso em: 28 ago. 2018.

CONOLE, G. MOOCs as disruptive technologies: strategies for enhancing the learner experience and quality of MOOCs. RED - Revista de Educación a Distancia, n. 39, 15 Deciembre, 2013. Disponível em: http://www.um.es/ead/red/39/conole.pdf. Acesso em 20.02.2018

DJONOV, E. Website hierarchy and the interaction between content organization, webpage and navigation design: A systemic functional hypermedia discourse analysis perspective. Information Design Journal, v.15, n.2, p. 144–162, 2007.

DOWNES, S. Connectivism and connective knowledge: Essays on meaning and learning networks. 2012. Disponível em: <http://www.downes.ca/post/58207> Acesso em: 28 ago.2018.

FRAGOSO, S.; RECUERO, R.; AMARAL, A. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulinas, 2011.

HOLLANDS, F. M.; TIRTHALI, D. MOOCs: expectations and reality. Full Report. Center for Benefit-Cost Studies of Education, Teachers College. Columbia University, NY, 2014. Disponível em: <https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED547237.pdf> Acesso em: 29 ago. 2018.

JEWITT, C. Different Approaches to multimodality. In: JEWITT, C. (org). The Routledge Handbook of Multimodal Analysis. London/NY: Routledge, 2009, p.28-39.

JEWITT, C. Multimodal methods for researching digital technologies. In: PRICE, S.; JEWITT, C. (Ed). The Sage handbook of digital Technology. London: Sage, 2013. p. 250-265.

KRESS, G.; Van LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. London: Routledge, 1996.

O’HALLORAN, K. L. Multimodal Discourse Analysis. In: HYLAND, K.; PALTRIDGE, B. (org). Companion to Discourse Analysis. London/New York: Continuum, 2011. Disponível em: <http://multimodal-analysis-lab.org/_docs/pubs14-OHalloran%28in%20press%202011%29-Multimodal_Discourse_Analysis.pdf> Acesso em: 28 ago. 2018.

PAPPANO, L. The Year of the MOOC. The New York Times, New York, 02 nov.2012. Disponível em: <http://www.nytimes.com/2012/11/04/education/edlife/massive-open-online-courses-are-multiplying-at-a-rapid-pace.html> Acesso: fev.2018

PAUWELS, L. A Multimodal Framework for Analyzing Websites as Cultural Expressions. Journal of Computer-Mediated Communication, v.17, n.3, p. 247–265, abr. 2012.

POMEROL, J.C.; EPELBOIN, Y.; THOURY, C. MOOCs: Design, Use and Business Models. London: Wiley, 2015.

RHOADS, R. MOOCs, High Technology, and Higher Learning. Baltimore: Johns Hopkins University Press, 2015.

RUBY, A.; PERNA, L.; BORUCH, R.; WANG, N. Are There Metrics for MOOCS From Social Media? Online Learning, v.19, n.5, dez. 2015.

SIEMENS, G. MOOCs are really a platform. Disponível em: <http://www.elearnspace.org/blog/2012/07/25/moocsare-really-a-platform/> Acesso em: fev.2018.

SPECTOR, M. J. A Critical Look at MOOCs. In: JEMNI, M.; KINSHUK; KHRIBI, M. K. Open Education: from OERs to MOOCs. Lecture Notes in Educational Technology. Berlin: Springer, 2017. p. 135-147.

WHAT went wrong with AllLearn? Three elite universities have quietly folded their joint online venture. University Business, Jun. 2006. Disponível em: <https://www.universitybusiness.com/article/what-went-wrong-alllearn> Acesso em: fev. 2018.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

de Moura, C. B. (2019). A INFLUÊNCIA DO DESIGN DE PLATAFORMAS MOOC NO ACESSO AOS CURSOS: ANÁLISE DE ESCOLHAS ESTRUTURAIS E SEMIÓTICAS EM DUAS VERSÕES DA PLATAFORMA COURSERA. Revista Inventário, (23.2), 109–134. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/29211

Edição

Seção

Artigos