O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs) COMO PRÁTICA DE LE-TRAMENTO EM UMA SALA DE AULA DE 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Ive Marian de Carvalho Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Histórias em Quadrinhos, Letramentos.

Resumo

Esse artigo trata de um projeto de leitura e produção de Histórias em Quadrinhos (doravante HQs), gênero ainda considerado inferior e impróprio ao contexto escolar por alguns professores da escola onde ocorreu o projeto, desenvolvido em uma turma de 9° ano do ensino fundamental, considerada difícil e desinteressada. O objetivo do trabalho foi aproximar os alunos das aulas de língua portuguesa, consideradas chatas e desinteressantes, através da utilização de um gênero com o qual se identificam, distanciando-se de modelos autônomos de letramento. A experiência permitiu conhecer de perto a realidade dos alunos, ajudando-os a superar dificuldades, não só no campo do letramento como em seus problemas do cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ive Marian de Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2008), especialização em Docência no ensino superior pela Faculdade de Educação São Luís e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Ceará, tendo como orientadora a Professora Doutora Pollyanne Bicalho Ribeiro. Atualmente, é professora da rede estadual de ensino.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

de Carvalho, I. M. (2018). O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQs) COMO PRÁTICA DE LE-TRAMENTO EM UMA SALA DE AULA DE 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Inventário, (22), 147–156. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/28601

Edição

Seção

Relatos de experiência