AUDIODESCRIÇÃO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO USUÁRIO

Autores

  • Eliana P. C. Franco

Palavras-chave:

Audiodescrição, Deficiência intelectual, Dificuldades de aprendizagem, Usuário, Tramad

Resumo

Esse artigo tem como objetivo relatar um estudo empírico realizado pelo grupo Tramad sobre a audiodescrição para o público com deficiência intelectual, que confirmou a hipótese da necessidade de explicitação de associações e significados complexos realizados em obras de uma exposição no MAM- Bahia em 2013. O estudo contou com a participação de alunos da APAE e usou parte da teoria de David Präkel sobre a imagem fotográfica para estruturar a análise. A principal proposta do estudo é incluir o usuário com deficiência intelectual no processo de elaboração do roteiro de audiodescrição. 

 

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Biografia do Autor

Eliana P. C. Franco

Eliana Paes Cardoso Franco é bacharel em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), mestre em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Letras pela Katholieke Universiteit Leuven (KUL, Bélgica). Atuou como professora efetiva na Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde fundou o grupo Tradução, Mídia e Audiodescrição (Tramad).

Referências

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Publicado

2018-07-24

Como Citar

Franco, E. P. C. (2018). AUDIODESCRIÇÃO E DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO USUÁRIO. Revista Inventário, (21), 1–18. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/27458

Edição

Seção

ARTIGOS EM DESTAQUE