ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SURDOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Viviane Marques Miranda UNINOVE
  • Dario leite Resende UFJF

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos Surdos, Acessibilidade Linguística, LIBRAS.

Resumo

Considerando a base legal referente a acessibilidade linguística para pessoas surdas, Lei nº 10.436/2002, Decreto nº 5.646/2005 e Lei nº 13.146/2015, dentre outras, foi desenvolvida uma experiência pedagógica na educação de jovens e adultos de uma escola bilíngue para surdos, na cidade de São Paulo. O objetivo principal foi a promoção dos múltiplos letramentos e da igualdade racial em articulação com a temática da surdez, dada a constituição bilíngue da Unidade Escolar (Decreto Municipal nº 52.785/11). Participaram do projeto três turmas de Ensino Fundamental II do período noturno.  Em uma perspectiva freiriana, realizaram-se ações pedagógicas interdisciplinares empenhadas em garantir uma diversidade epistemológica não-hegemônica com ênfase para a acessibilidade linguística e para os múltiplos letramentos. A sensibilização inicial apoiou-se no filme “Estrelas Além do Tempo” (2016) e no Jornal Primeira Mão em LIBRAS. O tempo de duração foi de dois bimestres e envolveu as disciplinas de matemática, português e LIBRAS. Os resultados revelaram a importância do uso das tecnologias de informação e comunicação para a escolarização e para a acessibilidade linguística dos alunos surdos.

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Biografia do Autor

Viviane Marques Miranda, UNINOVE

Professora de Português e LIBRAS de escola bilíngue da rede municipal de educação da cidade de São Paulo. Especializada em Educação Étnico-Racial e em Educação da Pessoa com Deficiência da Audiocomunicação. Mestranda em Educação pela UNINOVE.

Dario leite Resende, UFJF

Professor de Matemática na rede municipal de educação de São Paulo, especializado em tecnologias da informação e comunicação para o ensino básico.

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Publicado

2018-12-31

Como Citar

Miranda, V. M., & Resende, D. leite. (2018). ACESSIBILIDADE LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SURDOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Inventário, (22), 157–168. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/23458

Edição

Seção

Relatos de experiência