05. DA DISPERSÃO DOS COMEÇOS: A EMERGÊNCIA DA TROPICÁLIA

Autores

  • Paula Oliveira Campos Augusto Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Tropicália, Bossa Nova, Pós-golpe

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um breve panorama do contexto de emergência da Tropicália, enfatizando sua diferença em relação à bossa nova. Diante da interrupção drástica de um período democrático e otimista no Brasil, ocasionada pelo golpe civil-militar de 1964, a Tropicália só poderia ser concebida como “avesso da bossa nova”. Ao expor as configurações do campo artístico e cultural pós-golpe, cindido entre esquerda e direita, demonstramos como a Tropicália tentou outras respostas estéticas e políticas.

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Biografia do Autor

Paula Oliveira Campos Augusto, Universidade Federal da Bahia

Paula Augusto é graduada em Letras Vernáculas (2011) pela Universidade Federal da Bahia e mestra em Literatura e Cultura (2015) pela mesma universidade. Desde 2008, faz parte do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos da Crítica, coordenado pela Profª. Drª. Rachel Esteves Lima. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da UFBA e desenvolve uma tese sobre o artista plástico e escritor brasileiro Nuno Ramos. Em 2016-2017, foi Professora Substituta da UFBA (20h), tendo ministrado disciplinas da subárea "Literatura Brasileira". Atua nas seguintes subáreas: Literatura Brasileira, Literatura Comparada, Crítica Literária, Crítica Cultural e Literatura e outras artes. Possui publicações em revistas acadêmicas, tais como as revistas Grau Zero e Outra Travessia.

Referências

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Publicado

2018-06-01

Como Citar

Augusto, P. O. C. (2018). 05. DA DISPERSÃO DOS COMEÇOS: A EMERGÊNCIA DA TROPICÁLIA. Inventário, (20). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/21559

Edição

Seção

Artigos