DENTRO DO CONTÊINER: METÁFORAS SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Marina Morena dos Santos e Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

metáfora, ensino e aprendizagem, linguística cognitiva, linguística aplicada

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo principal a identificação, classificação e interpretação de metáforas relativas à aprendizagem de Língua Inglesa em 64 narrativas multimodais elaboradas por alunos de uma escola da rede particular de ensino. As metáforas emergentes, analisadas à luz das teorias da Metáfora Conceptual (LAKOFF e JOHNSON, 1980) e dos Esquemas Imagéticos (LAKOFF, 1987), evidenciam que a aprendizagem desse idioma justifica-se, principalmente, como meio de ingresso e ascensão profissional.

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Biografia do Autor

Marina Morena dos Santos e Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutoranda em Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

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Publicado

2016-06-09

Como Citar

Silva, M. M. dos S. e. (2016). DENTRO DO CONTÊINER: METÁFORAS SOBRE A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA. Inventário, (18). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/16163

Edição

Seção

Artigos