O EU PRESSUPOSTO: ETHOS E PRESSUPOSIÇÃO COMO COABITANTES DA SUBJETIVIDADE ENUNCIATIVA

Autores

  • José Orlando Cardoso do Monte Júnior Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Pressuposição, Ethos discursivo, Análise do discurso

Resumo

Neste artigo, pretendemos discutir um tipo particular de implícito, a pressuposição, no que toca à sua participação na constituição do ethos discursivo. A análise, de orientação semântico-pragmática, concentra-se em resenhas críticas escritas pela jornalista e crítica de cinema Isabela Boscov para a revista Veja e investiga a hipótese de que a exploração de pressupostos no trabalho de organização dos enunciados estaria relacionada ao nível subjetivo daquilo que se enuncia e que, portanto, participaria da constituição do ethos do enunciador. Nossa referência principal para a abordagem do ethos discursivo são os trabalhos do linguista Dominique Maingueneau, que elabora uma atualização do conceito a partir do trajeto teórico-metodológico percorrido pela Análise do Discurso de linha francesa (AD) em contato com ideias que remontam aos escritos de Aristóteles sobre retórica e passam pelos contatos da AD com a Pragmática, no século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Orlando Cardoso do Monte Júnior, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Letras (Estudos Linguísticos) na UFPR. Bacharel e licenciando em Letras pela mesma universidade.

Referências

BOSCOV, Isabela. A leoa no inverno. Revista Veja, 22 fev. 2012, p. 94-97. Disponível em: Acervo Digital Veja <http://veja.abril.com.br/acervodigital/>. Acesso em 17/03/2016.

BRANDÃO, Helena. H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. Campinas: Editora da Unicamp, 2004.

CANÇADO, Márcia. Manual de semântica: noções básicas e exercícios. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

DUCROT, Osvald. O dizer e o dito. São Paulo: Pontes, 1987.

FIORIN, José Luiz. A linguagem em uso. In: FIORIN, J.L. (Org.). Introdução à Linguística. I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2011.

MAINGUENEAU, Dominique. A propósito do ethos. In: Ethos discursivo. MOTTA, A. R.; SALGADO, L. (Org.). São Paulo: Contexto, 2008.

MONTE JR., José Orlando Cardoso. Ethos e discurso crítico. In: Revista Versalete / Curso de Letras da Universidade Federal do Paraná; editoração: Nylcéa T.S. Pedra e Sandra M. Stroparo, vol. 2, n. 2, jan.-jun. 2014, p. 64-76. Curitiba: UFPR, 2014.

PÊCHEUX, Michel; FUCHS, Catherine. A propósito da análise automática do discurso: atualizações e perspectivas. In: GADET, F.; HAK, T. (Org.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.

SAEED, John I. Semantics. 2. ed. Londres: Blackwell Publishing, 1997.

Downloads

Publicado

2016-06-09

Como Citar

do Monte Júnior, J. O. C. (2016). O EU PRESSUPOSTO: ETHOS E PRESSUPOSIÇÃO COMO COABITANTES DA SUBJETIVIDADE ENUNCIATIVA. Revista Inventário, (18). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/16087

Edição

Seção

Artigos