POÉTICAS, MÍDIAS, GÊNEROS, MEIOS E MATRIZES: UM DOSSIÊ SOBRE DRAMATURGIAS

Autores

  • Ana Cláudia Cavalcante Universidade Federal da Bahia
  • Antônia Pereira Bezerra Universidade Federal da Bahia
  • Celso de Araújo Oliveira Jr. Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Resumo

Edição número 50 do Cadernos do GIPE-CIT, POÉTICAS, MÍDIAS, GÊNEROS, MEIOS E MATRIZES: UM DOSSIÊ SOBRE DRAMATURGIAS, reúne artigos e ensaios que discutem, problematizam e analisam proposições dramatúrgicas feitas para os diversos meios de comunicação e de expressão artística. O termo dramaturgia, ultrapassando o seu uso tradicional que está relacionado diretamente às diversas formas de composição do texto dramático (mesmo quando este tece diálogos com o gênero épico e/ou com o gênero lírico), tem aqui o seu campo de investigação expandido. Ainda que tenha o campo de investigação expandido, o dossiê não perde de vista a noção de que as tradições cênico-dramatúrgicas e as convenções e produções da literatura dramática continuam na atualidade como um banco de experiências, utilizado livremente (rompendo com cânones e com o textocentrismo de outrora) por realizadores/realizadoras e escritores/escritoras dos diversos meios e linguagens da cena contemporânea, subsidiando construções dramatúrgicas em suas diversas modalidades; distintos espaços; mídias; plataformas e canais; atuando em prol da construção de tessituras que antecedem aos processos de encenação ou que, muitas vezes, se delineiam ao longo do processo, comportando, no entanto, réplicas, rubricas, personas, ambientes cenológicos etc. Nessa perspectiva, a edição agrega relatos e análises das produções, peças, roteiros, espetáculos, performances, produtos audiovisuais enfocando as práticas artísticas, os processos criativos, os recursos tecnológicos, os processos formativos (educação formal e educação não formal) implicados, bem como seus desdobramentos cênico-dramatúrgicos, indicando tendências e desafios das artes cênicas contemporâneas, apontando para a proposição de novas metodologias, pedagogias inclusivas e perspectivas diferenciadas, em atendimento às incitações sociopolíticos, educacionais, estéticas e culturais. Dentre as principais tendências e desafios da dramaturgia, expressos nos trabalhos aqui reunidos, destacam-se: propensão à epicização; construções que expressam diálogos internos entre linguagens, modalidades artísticas e tecnologias; fragmentação da narrativa; esgarçamento das personas e personagens; elementos da cena, distintos do texto dramatúrgico, como condutores da teatralidade ou da espetacularidade; valorização dos processos, das metodologias, das pedagogias, dos percursos criativos e da gênese da criação por parte de realizadores e pesquisadores; opção por processos coletivos e/ou colaborativos de criação, em que se borram fronteiras de autoria; a intermidialidade; a multiculturalidade; a noção do corpo como espaço cênico, norteando a criação; a encenação partindo de relatos autobiográficos, recorrendo a estratégias do gênero lírico; a questão da presença e da telepresença como desafio; a busca por distintos pactos de recepção com o público; tendência à hibridização. Esses são os mais evidentes caminhos percorridos, embora cada trabalho aqui apresentado expresse a diversidade e a singularidade de cada produto artístico, processo e contexto investigado.  

AUTORES

Álvaro Dyogo Pereira; Any Luz; Carluce Couto; César Lignelli; Daia Moura; Davi Dias; Douglas de Camargo Emílio; Dyogo Ramon; Ellen Gabi; Hércules Soares; João Carlos (Chico) Machado; Jones Oliveira Mota; Josinaldo Gomes Batista; Lívia Sampaio; Lucas Mattoso de Andrade Ribeiro; Ricardo Zigomático; Thiago Carvalho

COMISSÃO CIENTÍFICA – Edição 50

Ana Cláudia Silva Cavalcante; Ana Flávia Andrade Hamad (Vica Hamad); Antônia Pereira Bezerra; Carolina de Paula Diniz; Celso de Araújo Oliveira Jr.; Cilene Nascimento Canda; Cleise Furtado Mendes; Clóvis Dias Massa; Cristiane Santos Barreto; Felipe Henrique Monteiro Oliveira; Gilsamara Moura; Iara Regina Demetrio Sydenstricker Cordeiro; Jacyan Castilho de Oliveira; João Alberto Lima Sanches; Leonardo José Sebiane Serrano; Melina Scialom; Olívia Camboim Romano; Paulo Henrique Correia Alcântara; Pedro Henriques Costa Pinto; Raimundo Matos de Leão; Suzane Weber da Silva

COORDENAÇÃO EDITORIAL Ana Cláudia Cavalcante

REVISÃO Alex Simões

PROJETO GRÁFICO E EDITORAÇÃO Nando Cordeiro

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Cavalcante, Universidade Federal da Bahia

Integrante do Comitê Editorial da edição 50 do Cadernos do GIPE-CIT.

Antônia Pereira Bezerra, Universidade Federal da Bahia

Integrante do Comitê Editorial da edição 50 do Cadernos do GIPE-CIT.

Celso de Araújo Oliveira Jr., Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Integrante do Comitê Editorial da edição 50 do Cadernos do GIPE-CIT.

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Publicado

2023-09-05