UTILIZAÇÃO DO CAPIM VETIVER NA REMOÇÃO DE NUTRIENTES DO ESGOTO SANITÁRIO

Autores

  • Fernando Ernesto Ucker Universidade Federal de Goiás
  • Rogério de Araújo Almeida Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v1i2.8541

Resumo

No presente trabalho objetivou-se avaliar a eficiência do capim Vetiver na remoção de nutrientes presentes no esgoto sanitário. O experimento foi realizado na Estação de Pesquisas em Tratamento de Esgotos com Plantas, localizada na Estação de Tratamento de Esgotos Samambaia, em Goiânia, GO. A unidade experimental possuiu doze módulos de tratamento, preenchidos com camadas sobrepostas de substrato. Seis módulos foram vegetados com o capim Vetiver e seis módulos permaneceram sem planta. Por um período de 200 dias, coletaram-se amostras do esgoto antes e após o tratamento e analisaram-nas para determinação de nitrogênio amoniacal e fósforo total, e cálculo da eficiência em sua remoção, considerando-se as taxas de evapotranspiração. Os resultados foram submetidos aos testes F e de Tukey, a 5% de probabilidade. O tratamento com a presença da planta e nível de esgoto H1 apresentou eficiência mais elevada na remoção da carga contaminante, sendo de 90,5% para fósforo total e 93,9% para nitrogênio amoniacal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Ernesto Ucker, Universidade Federal de Goiás

Atualmente cursa Doutorado no curso de Agronomia da Universidade Federal de Goiás. Possui graduação em Engenharia Ambiental pelo Centro Universitário Franciscano - UNIFRA (2009), Mestrado em Engenharia do Meio Ambiente pela Universidade Federal de Goiás - GO. Atua com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nas seguintes áreas: Avaliação de impactos ambientais, planejamento ambiental, água subterrânea, qualidade da água, saneamento ambiental, reúso de água e aproveitamento de água da chuva, sistemas de tratamento de esgoto.

Rogério de Araújo Almeida, Universidade Federal de Goiás

Eng. Agrônomo, Dr., Professor da Escola de Agronomia e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Meio Ambiente da Universidade Federal de Goiás – UFG.

Downloads

Publicado

2013-11-13

Como Citar

Ucker, F. E., & Almeida, R. de A. (2013). UTILIZAÇÃO DO CAPIM VETIVER NA REMOÇÃO DE NUTRIENTES DO ESGOTO SANITÁRIO. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 1(2), 267–275. https://doi.org/10.9771/gesta.v1i2.8541

Edição

Seção

Artigos Originais