UTILIZAÇÃO DO CAPIM VETIVER NA REMOÇÃO DE NUTRIENTES DO ESGOTO SANITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v1i2.8541Resumo
No presente trabalho objetivou-se avaliar a eficiência do capim Vetiver na remoção de nutrientes presentes no esgoto sanitário. O experimento foi realizado na Estação de Pesquisas em Tratamento de Esgotos com Plantas, localizada na Estação de Tratamento de Esgotos Samambaia, em Goiânia, GO. A unidade experimental possuiu doze módulos de tratamento, preenchidos com camadas sobrepostas de substrato. Seis módulos foram vegetados com o capim Vetiver e seis módulos permaneceram sem planta. Por um período de 200 dias, coletaram-se amostras do esgoto antes e após o tratamento e analisaram-nas para determinação de nitrogênio amoniacal e fósforo total, e cálculo da eficiência em sua remoção, considerando-se as taxas de evapotranspiração. Os resultados foram submetidos aos testes F e de Tukey, a 5% de probabilidade. O tratamento com a presença da planta e nível de esgoto H1 apresentou eficiência mais elevada na remoção da carga contaminante, sendo de 90,5% para fósforo total e 93,9% para nitrogênio amoniacal.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-11-13
Como Citar
Ucker, F. E., & Almeida, R. de A. (2013). UTILIZAÇÃO DO CAPIM VETIVER NA REMOÇÃO DE NUTRIENTES DO ESGOTO SANITÁRIO. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 1(2), 267–275. https://doi.org/10.9771/gesta.v1i2.8541
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).