ENRIQUECIMENTO DE CARBONO EM CARVÕES OBTIDOS A PARTIR DO LODO DE ESGOTO

Autores

  • Glaydson Simões dos Reis Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Rafaela de Santana Lima Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Sandra Maria Furiam Dias Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Tereza Simonne Mascarenhas Santos Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v1i2.8144

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados da caracterização físico-química de lodos de esgoto de diferentes Estações de Tratamento de Esgotos domésticos em Feira de Santana, Bahia: ETE Contorno, tratamento aeróbio, e ETE Subaé, tratamento anaeróbio. O objetivo deste estudo é correlacionar o enriquecimento de carbono após a pirólise do lodo com a razão molar N/C. As amostras foram coletadas nos meses de março a junho de 2011 para o lodo anaeróbio, e de agosto a outubro de 2011 para o lodo aeróbio. Os parâmetros físico-químicos monitorados foram pH, nitrogênio total Kjeldahl, umidade, sólidos totais voláteis a 550°C (STV) e carbono orgânico total e carbono por CHN após pirólise. Os resultados mostraram diferenças em função do tipo de tratamento, com destaque para maior enriquecimento de carbono nas amostras da ETE-Contorno. Esse material pode ser melhor aproveitado na produção de carvão ativado, enquanto o lodo anaeróbio, com menor teor de carbono, indicado na produção de materiais catalíticos ou cerâmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tereza Simonne Mascarenhas Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Departamento de Ciências Exatas, área de química. Participo como professora do quadro permanente do Programa de Engenharia Civil e Ambiental, área de saenamento.

Downloads

Publicado

2013-11-13

Como Citar

Reis, G. S. dos, Lima, R. de S., Dias, S. M. F., & Santos, T. S. M. (2013). ENRIQUECIMENTO DE CARBONO EM CARVÕES OBTIDOS A PARTIR DO LODO DE ESGOTO. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 1(2), 202–212. https://doi.org/10.9771/gesta.v1i2.8144

Edição

Seção

Artigos Originais