ARGAMASSA CONTENDO AGREGADO MIÚDO RECICLADO DE RESÍDUO DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v1i2.7214Resumo
Os diferentes tratamentos dados aos agregados reciclados influenciam nas propriedades das argamassas nos estados fresco e endurecido. Como estes agregados também possuem características peculiares, tais como, elevada absorção, forma lamelar, textura áspera e menor massa específica, surge a necessidade de estudar as diferentes práticas empregadas na dosagem de misturas contendo resíduos. Este trabalho tem como objetivo avaliar a influência da incorporação de agregado miúdo reciclado em argamassas nos estados fresco e endurecido. Foram realizadas misturas de referência, e com teores de 25% e 50% de substituição de agregado miúdo natural por agregado miúdo reciclado. Para avaliar a influência da adição do resíduo nas argamassas no estado fresco utilizou-se o ensaio da mesa de consistência. Para avaliar essa influência no estado endurecido, foram realizados os ensaios de resistência à compressão axial nas idades de 3, 7 e 28 dias, além do ensaio de Absorção por imersão, na idade de 28 dias. Os resultados mostram que as misturas com agregado miúdo reciclado apresentaram-se menos resistentes e mais absorventes em relação às de referência. Este fato pode endossar a ideia de que a água de compensação utilizada para misturar as argamassas recicladas pode não permanecer no interior do agregado reciclado, migrando para a pasta, aumentando a relação a/c da mesma, tornando-a mais porosa e menos resistente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).