ARGAMASSA CONTENDO AGREGADO MIÚDO RECICLADO DE RESÍDUO DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO

Autores

  • Juliana Oliveira Malta IFbaiano
  • Vanessa Silveira Silva Universidade Federal da Bahia
  • Jardel Pereira Gonçalves Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v1i2.7214

Resumo

Os diferentes tratamentos dados aos agregados reciclados influenciam nas propriedades das argamassas nos estados fresco e endurecido. Como estes agregados também possuem características peculiares, tais como, elevada absorção, forma lamelar, textura áspera e menor massa específica, surge a necessidade de estudar as diferentes práticas empregadas na dosagem de misturas contendo resíduos. Este trabalho tem como objetivo avaliar a influência da incorporação de agregado miúdo reciclado em argamassas nos estados fresco e endurecido. Foram realizadas misturas de referência, e com teores de 25% e 50% de substituição de agregado miúdo natural por agregado miúdo reciclado. Para avaliar a influência da adição do resíduo nas argamassas no estado fresco utilizou-se o ensaio da mesa de consistência. Para avaliar essa influência no estado endurecido, foram realizados os ensaios de resistência à compressão axial nas idades de 3, 7 e 28 dias, além do ensaio de Absorção por imersão, na idade de 28 dias. Os resultados mostram que as misturas com agregado miúdo reciclado apresentaram-se menos resistentes e mais absorventes em relação às de referência. Este fato pode endossar a ideia de que a água de compensação utilizada para misturar as argamassas recicladas pode não permanecer no interior do agregado reciclado, migrando para a pasta, aumentando a relação a/c da mesma, tornando-a mais porosa e menos resistente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Oliveira Malta, IFbaiano

Graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Sergipe, Mestre em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia, na área de Engenharia Ambiental e Urbana. Faz parte do Grupo de Pesquisa Materiais, Componentes da Construção e Sistemas Construtivos. Atualmente, é coordenadora de obras de engenharia do Instituto Federal Baiano. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: argamassa, concreto e reciclagem de resíduos sólidos. Além disso, atua na gestão de obras públicas, acompanhamento, fiscalização obras civis e na análise de projetos.

Vanessa Silveira Silva, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba, mestrado em Arquitetura e Urbanismo (área Tecnologia do Ambiente Construído) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia em argamassa, tecnologia em concreto, aderência de materiais cimentíceos a bases de concreto, novos materiais e reciclagem de resíduos sólidos.

Jardel Pereira Gonçalves, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Engenharia Civil, mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal da Bahia, lotado na Escola Politécnica - Departamento de Construção e Estruturas e pesquisador de produtividade do CNPq. Tem experiência na área de Engenharia Civil atuando principalmente nos seguintes temas: materiais de construção, construção civil, tecnologia da construção, ciência dos materiais cimentíceos, concreto, novos materiais e reciclagem de resíduos sólidos.

Downloads

Publicado

2013-11-13

Como Citar

Malta, J. O., Silva, V. S., & Gonçalves, J. P. (2013). ARGAMASSA CONTENDO AGREGADO MIÚDO RECICLADO DE RESÍDUO DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 1(2), 176–188. https://doi.org/10.9771/gesta.v1i2.7214

Edição

Seção

Artigos Originais