POTENCIAL DE APLICAÇÃO DA CASCA DE AMENDOIM NO TRATAMENTO DE ÁGUA: REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v0i3.67284

Palavras-chave:

qualidade de água, Arachis hypogaea, tratamento alternativo, biomaterial

Resumo

Diante da necessidade de medidas cada vez mais sustentáveis, o tratamento de água por meio da reutilização de cascas de amendoim foi investigado. Esta revisão sistemática compreendeu as publicações enquadradas nas strings “water treatment” e “peanut shells”, sem restrição de tempo, utilizando como fonte três principais bases, Scopus, Web of Science e ScienceDirect, sendo 76 o quantitativo final de estudos selecionados. A varredura por artigos indicou crescimento expressivo a partir de 2019, com destaque de publicações para China e Índia, por serem produtores da leguminosa. Quanto ao tipo de água de estudo, as matrizes águas residuais e sintética prevaleceram nas pesquisas, principalmente por ter composição mais abrangente. Para identificar a eficiência do uso da casca de amendoim pirolisado a 500 ºC nas águas de estudo, constatou-se como técnica de tratamento mais recorrente a adsorção, pautando-se em fatores como simplicidade, custo e eficiência. Em relação à caracterização, os materiais foram explorados, na maioria dos casos, por meio das metodologias MEV, FTIR, DRX e BET. Sobre os parâmetros mais testados, os metais potencialmente tóxicos apresentaram maior amostragem, principalmente cromo e chumbo. Outrossim, os indicadores corantes também apareceram consideravelmente nos ensaios averiguados. Portanto, as cascas de amendoim se caracterizaram como resíduo com potencial e eficiente aplicação para o tratamento de água, visto que é oportuno pelas óticas do custo, sustentabilidade e promoção da qualidade do recurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mikael Barreto de Jesus, Universidade Federal de Sergipe

Mestrando em Engenharia Civil pela Pós-Graduação em Engenharia Civil (PROEC) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pesquisador em Tratamento de Água pela UFS.

Denise Conceição de Gois Santos Michelan, Universidade Federal de Sergipe

Docente da Pós-Graduação em Engenharia Civil (PROEC) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2026-01-08

Como Citar

Barreto de Jesus, M., & Michelan, D. C. de G. S. . (2026). POTENCIAL DE APLICAÇÃO DA CASCA DE AMENDOIM NO TRATAMENTO DE ÁGUA: REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 13(3), 61–84. https://doi.org/10.9771/gesta.v0i3.67284

Edição

Seção

Artigos de Revisão Sistemática