POTENCIAL DE APLICAÇÃO DA CASCA DE AMENDOIM NO TRATAMENTO DE ÁGUA: REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i3.67284Palavras-chave:
qualidade de água, Arachis hypogaea, tratamento alternativo, biomaterialResumo
Diante da necessidade de medidas cada vez mais sustentáveis, o tratamento de água por meio da reutilização de cascas de amendoim foi investigado. Esta revisão sistemática compreendeu as publicações enquadradas nas strings “water treatment” e “peanut shells”, sem restrição de tempo, utilizando como fonte três principais bases, Scopus, Web of Science e ScienceDirect, sendo 76 o quantitativo final de estudos selecionados. A varredura por artigos indicou crescimento expressivo a partir de 2019, com destaque de publicações para China e Índia, por serem produtores da leguminosa. Quanto ao tipo de água de estudo, as matrizes águas residuais e sintética prevaleceram nas pesquisas, principalmente por ter composição mais abrangente. Para identificar a eficiência do uso da casca de amendoim pirolisado a 500 ºC nas águas de estudo, constatou-se como técnica de tratamento mais recorrente a adsorção, pautando-se em fatores como simplicidade, custo e eficiência. Em relação à caracterização, os materiais foram explorados, na maioria dos casos, por meio das metodologias MEV, FTIR, DRX e BET. Sobre os parâmetros mais testados, os metais potencialmente tóxicos apresentaram maior amostragem, principalmente cromo e chumbo. Outrossim, os indicadores corantes também apareceram consideravelmente nos ensaios averiguados. Portanto, as cascas de amendoim se caracterizaram como resíduo com potencial e eficiente aplicação para o tratamento de água, visto que é oportuno pelas óticas do custo, sustentabilidade e promoção da qualidade do recurso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).