ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE DESMATAMENTO DA MATA ATLÂNTICA E INVESTIMENTOS EM GESTÃO AMBIENTAL NA BAHIA: UM ENFOQUE NOS ODS 13 E 15
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i3.67066Palavras-chave:
Lei de Crimes Ambientais, Mata Atlântica, Gestão ambiental, Investimentos públicos, ODSResumo
Este artigo analisa a relação entre os investimentos públicos estaduais no setor de meio ambiente e as taxas de desmatamento da Mata Atlântica na Bahia entre 2019 e 2024. Parte-se da hipótese de que a efetividade da Lei nº 9.605/1998, que tipifica o desmatamento como crime ambiental, depende da alocação de recursos que viabilizem ações de fiscalização. Adotou-se uma abordagem quali-quantitativa, com base em análise de conteúdo, dados secundários e pesquisa bibliográfica. As informações sobre desmatamento foram extraídas da plataforma MapBiomas, enquanto os dados orçamentários foram obtidos no Portal Transparência Bahia. Os resultados indicam uma correlação inversa entre os níveis de investimento e as áreas desmatadas: nos anos em que os aportes foram maiores, registraram-se menores taxas de supressão vegetal. Conclui-se que o financiamento público é um fator relevante para a efetividade da legislação ambiental e para o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente os ODS 13 e 15.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).