AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE UM SISTEMA DE FILTRAÇÃO EM MÚLTIPLAS ETAPAS NO TRATAMENTO DA ÁGUA DE UMA ESCOLA RURAL
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i3.66717Palavras-chave:
filtro lento, qualidade da água, Potabilidade, saneamento ruralResumo
O Brasil enfrenta muitos desafios em assegurar o acesso universal à água potável, o que fica refletido nos altos índices de doenças de veiculação hídrica do país. A situação é mais crítica nas áreas rurais, que se diferem dos centros urbanos em muitos aspectos e necessitam de tecnologias apropriadas. Este estudo de caso visa avaliar o desempenho de um sistema de Filtração em Múltiplas Etapas (FiME) implementado em uma escola da área rural, de forma a alcançar as exigências da portaria de potabilidade da água de consumo. A avaliação do tratamento da água envolveu análises laboratoriais da água bruta, filtrada e após desinfecção, durante o ano de 2023. Os parâmetros de qualidade analisados foram: cor aparente, turbidez, pH, temperatura, ferro, fósforo, cloro residual livre e E. coli. O sistema FiME, demonstrou excelente desempenho com eficiência de remoção de E. coli em torno de 80%. As análises da água bruta confirmaram a compatibilidade da qualidade da água com as exigências do sistema de tratamento, mesmo diante das alterações em suas características devido às diferenças no regime de chuva durante o período de um ano, evidenciando sua adequabilidade ao cenário rural. Já as análises da água tratada confirmaram a eficiência do sistema em produzir água potável. O monitoramento do sistema permitiu determinar a periodicidade para limpeza do filtro em aproximadamente quatro meses, para manutenção do bom funcionamento, além de confirmar a necessidade da etapa de desinfecção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).