AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE UM SISTEMA DE FILTRAÇÃO EM MÚLTIPLAS ETAPAS NO TRATAMENTO DA ÁGUA DE UMA ESCOLA RURAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v0i3.66717

Palavras-chave:

filtro lento, qualidade da água, Potabilidade, saneamento rural

Resumo

O Brasil enfrenta muitos desafios em assegurar o acesso universal à água potável, o que fica refletido nos altos índices de doenças de veiculação hídrica do país. A situação é mais crítica nas áreas rurais, que se diferem dos centros urbanos em muitos aspectos e necessitam de tecnologias apropriadas. Este estudo de caso visa avaliar o desempenho de um sistema de Filtração em Múltiplas Etapas (FiME) implementado em uma escola da área rural, de forma a alcançar as exigências da portaria de potabilidade da água de consumo. A avaliação do tratamento da água envolveu análises laboratoriais da água bruta, filtrada e após desinfecção, durante o ano de 2023. Os parâmetros de qualidade analisados foram: cor aparente, turbidez, pH, temperatura, ferro, fósforo, cloro residual livre e E. coli. O sistema FiME, demonstrou excelente desempenho com eficiência de remoção de E. coli em torno de 80%. As análises da água bruta confirmaram a compatibilidade da qualidade da água com as exigências do sistema de tratamento, mesmo diante das alterações em suas características devido às diferenças no regime de chuva durante o período de um ano, evidenciando sua adequabilidade ao cenário rural. Já as análises da água tratada confirmaram a eficiência do sistema em produzir água potável. O monitoramento do sistema permitiu determinar a periodicidade para limpeza do filtro em aproximadamente quatro meses, para manutenção do bom funcionamento, além de confirmar a necessidade da etapa de desinfecção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata de Oliveira Pereira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFJF e professora efetiva do programa de pós-graduação em Engenharia Civil PEC/ UFJF.

Paula Rafaela Silva Fonseca, Universidade Federal de Juiz de Fora

Engenheira Ambiental e Sanitarista pela UFJF, mestre e doutoranda em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG.

Fernanda Deister Moreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Engenheira Ambiental e Sanitarista pela UFJF, mestre e doutoranda em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela UFMG.

Downloads

Publicado

2026-01-08

Como Citar

Ruback, B., Pereira, R. de O. ., Fonseca, P. R. S. ., & Moreira, F. D. . (2026). AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE UM SISTEMA DE FILTRAÇÃO EM MÚLTIPLAS ETAPAS NO TRATAMENTO DA ÁGUA DE UMA ESCOLA RURAL. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 13(3), 1–16. https://doi.org/10.9771/gesta.v0i3.66717

Edição

Seção

Artigos Originais