ESTIMATIVA DO IMPACTO FUTURO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS A BATERIA NA MATRIZ ELÉTRICA BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i3.65483Palavras-chave:
BEV, Matriz elétrica, mercado automotivo, demanda e oferta de energia elétricaResumo
O mercado global de veículos elétricos a bateria (BEVs, Battery Electric Vehicles) tem apresentado uma expansão acelerada nos últimos anos, impulsionado por países como China, União Europeia e Estados Unidos, conforme relatado pela International Energy Agency (2024). No Brasil, embora o número de veículos vendidos seja mais modesto, nota-se uma tendência de aumento exponencial, similar às fases iniciais observadas em mercados mais desenvolvidos. Esse comportamento permite o uso de dados globais como referência para previsões no cenário nacional. Com o crescimento da frota de BEVs no Brasil, surgirá uma demanda adicional por energia elétrica, o que coloca desafios significativos para o sistema energético nacional. Neste contexto, o presente estudo busca estimar os impactos futuros dos BEVs sobre a demanda elétrica brasileira. Para tanto, consideram-se premissas como a capacidade média das baterias, o comportamento linear da expansão da matriz de geração elétrica e projeções de vendas do setor automotivo. A análise inclui uma revisão do histórico de vendas no mercado automotivo brasileiro, bem como uma avaliação dos desafios econômicos e tecnológicos relacionados à adoção de BEVs. Além disso, são discutidas estratégias para acelerar a eletrificação da frota, contemplando incentivos econômicos e avanços tecnológicos. Dados sobre a capacidade atual de geração de energia elétrica e a demanda adicional projetada devido aos BEVs foram cruzados para identificar possíveis desequilíbrios no sistema energético. Os resultados mostram que, mantidas as tendências atuais, a demanda elétrica adicional gerada pelos BEVs ultrapassará o crescimento da capacidade de geração elétrica em 2031. Este cenário exige planejamento estratégico, incluindo investimentos em geração sustentável, expansão da infraestrutura de recarga e políticas públicas que integrem a mobilidade elétrica ao planejamento energético, garantindo a sustentabilidade do sistema nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).