CERTIFICADOS DE ENERGIA RENOVÁVEL - CONCEITUAÇÃO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.62632Palavras-chave:
Certificado, Selo verde, Energia renovável, CarbonoResumo
A demanda por Certificados de Energia Renovável (REC) está relacionada à necessidade de se demonstrar o uso de energia renovável na matriz energética das instituições e países, aderente a uma economia de baixo carbono, ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e aos padrões sobre gestão de Indicadores de Sustentabilidade e Environmental, Social and Corporate Governance (ESG). Estes certificados, REC ou selos verdes, possibilitam a rastreabilidade de uma energia limpa e atende a diversos protocolos na elaboração de inventários sobre redução de emissão de gases de efeito estufa. Este trabalho apresentará o contexto em que os certificados estão inseridos e seus diversos conceitos, através de uma revisão sistemática. Os resultados obtidos possibilitam discernir o uso deste termo em alguns países e compreender como é a aplicação deste recurso em diferentes localidades no mundo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).