UMA ANÁLISE DOS PRINCIPAIS TRABALHOS CIENTÍFICOS SOBRE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS DA COVID-19 POR MEIO DA ANÁLISE DE ESGOTOS SANITÁRIOS.
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.60855Palavras-chave:
Pandemia, Covid-19, Análise cienciométrica, Pandemia; Covid-19; Análise cienciométrica; VOSviewerResumo
A presente pesquisa, fundamentada em revisão de literatura, teve como objetivo efetuar um mapeamento para avaliar trabalhos científicos publicados sobre a indexação Wastewater-Based Epidemiology (WBE) na pandemia SARS-CoV-2. Os artigos foram compilados a partir das bases de dados Scopus e Web of Science e organizados com base em sua relevância quanto ao número de citações e a sua correspondência ao tema. Fez-se o uso da ferramenta VOSviewer, subsequente realizou-se uma análise cienciométrica e qualitativa. Um total de 379 trabalhos foram pesquisados em periódicos nas bases de dados de busca Web of Science e Scopus. A análise das palavras-chave (epidemiology, wastewater, covid-19, SARS-CoV-2, covid) revelou cerca de 47 ocorrências do termo WBE. A produção científica no tema concentrou-se nos Estados Unidos (23%), China (7%), Austrália (9%), Índia (8%) e Japão (7%). Foi evidenciado que, globalmente, a metodologia WEB foi utilizada para antecipar picos de infecção do vírus sobre as populações. Os resultados demonstraram valores incipientes de produção nos países em desenvolvimento na América do Sul, Brasil e México (< 5%). Este dado é preocupante, considerando que esses países fazem parte do grupo de nações que concentrou 80% das mortes por Covid entre janeiro de 2020 a dezembro de 2021.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).