QUALIDADE DO SOLO EM AMBIENTES FLORESTAIS: UMA AVALIAÇÃO INVESTIGATIVA DOS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.59765Palavras-chave:
densidade, porosidade, compactação, preservaçãoResumo
Os remanescentes florestais desempenham um papel crucial na preservação das propriedades físicas naturais do solo, contribuindo para a qualidade ambiental dos ecossistemas. Neste estudo, foram avaliadas as características físicas de um solo inalterado em um fragmento de floresta no município de Irati, no Paraná. As amostras de solo foram coletadas em uma área com vegetação densa em estágio avançado de sucessão ecológica, caracterizada por espécies arbóreas nativas de grande porte e dossel fechado através das análises da densidade, porosidade, índice de compactação do solo e estabilidade de agregados. Os valores de densidade do solo encontrados na área de estudo estavam dentro do esperado para uma área de floresta, sendo que solos com menor densidade apresentam um baixo índice de compactação, o que influencia no desenvolvimento das plantas e na infiltração de água. Os valores de porosidade do solo foram elevados, indicando ótimos índices de porosidade. No índice de compactação do solo, os pontos com menor compactação tendem a exibir menor resistência à penetração, devido à maior porosidade e índice de vazios. Na análise dos agregados, foi observado que o perímetro de 30x30 metros apresentou os menores valores de índice de estabilidade de agregados, indicando possível fragilidade da estrutura do solo, o que pode ter implicações significativas para suas propriedades físicas e químicas. Portanto, conclui-se que as áreas de floresta desempenham um papel importante na preservação das características físicas do solo avaliadas, contribuindo para manter um ambiente saudável para o desenvolvimento ecossistêmico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).