CONTAMINAÇÃO DE SOLOS POR METAIS EM UM LOCAL DE DISPOSIÇÃO FINAL DE RESÍDUOS DE MUNICÍPIO DE PEQUENO PORTE
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.58729Palavras-chave:
Metais pesados, Lixão, Contaminação de solo, Valores orientadoresResumo
No Brasil, aproximadamente 40% dos resíduos sólidos coletados são descartados em lixões e aterros controlados, alcançando 29,7 milhões de toneladas capazes de causar impactos ambientais adversos. Diante dessa situação, o presente trabalho tem como objetivo analisar se um local com disposição final ambientalmente inadequada de resíduos em município de pequeno porte provocou alteração na qualidade do solo do seu entorno. O estudo foi desenvolvido na área de disposição final de resíduos do município de Tupaciguara – MG. O local foi caracterizado quanto aos parâmetros físico-químicos: granulometria, pH, Carbono Orgânico Total (COT) e elementos potencialmente tóxicos (Cu, Li, Mn, Ni, Pb e Zn). As amostras de solo foram coletadas nas camadas superficiais do local de disposição final, em duas áreas agrícolas, uma à montante e outra à jusante do lixão e em uma área de vegetação nativa situada nas proximidades do lixão. As concentrações dos elementos em estudo foram realizadas por Espectrometria de emissão óptica com plasma (ICP-OES). Os resultados demonstraram que o local onde os resíduos sólidos são dispostos apresenta concentrações de chumbo, cobre e zinco superiores ao valor de referência de qualidade. Além disso, as concentrações de chumbo e lítio na área do lixão são superiores a todas as outras áreas estudadas. Isso aponta para a necessidade de se viabilizar uma solução sustentável para o tratamento dos resíduos sólidos urbanos do município, bem como ampliação da coleta seletiva ou alternativas de valorização dos resíduos, além ações de controle dos impactos ambientais no lixão do município.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).