ALTERNATIVAS DE MANEJO E DRENAGEM URBANA: ANÁLISE COMPARATIVA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO JAGUARIBE, SALVADOR/BA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.56666Palavras-chave:
SWMM, controle de inundações, técnicas sustentáveis, modelagem hidrológica-hidráulicaResumo
A solução para problemas de inundações e alagamentos urbanos passa por diferentes formas de abordagem, quanto a políticas regulatórias, concepções de projetos, bem como às alternativas técnicas estruturais e não-estruturais a serem adotadas, dentre outros aspectos. Este artigo avalia comparativamente alternativas de manejo e drenagem das águas urbanas na bacia hidrográfica do rio Jaguaribe, em Salvador, Bahia, visando o controle das inundações. Com o auxílio do programa de modelagem hidrológico-hidráulica SWMM, foram simulados seis casos distintos para análise, nos quais se modificaram as condições de escoamento no leito fluvial (natural e canalizado), frente a diferentes condições de impermeabilização da bacia e/ou emprego de algumas técnicas sustentáveis. Após a modelagem matemática, os casos de análise que contaram com as medidas sustentáveis se mostraram mais eficientes e observou-se que a medida que melhor se ajusta à bacia do rio Jaguaribe para o controle do escoamento superficial, se expressou na proposta que adota técnicas para o amortecimento da vazão, associadas ao leito fluvial natural. Confirma-se, neste estudo, que as canalizações do leito de rios, como medida isolada de controle de inundações, se mostram ineficazes, assim requerendo uma abordagem mais sistêmica para tal objetivo, o que ainda resulta em benefícios adicionais para a cidade e sua população.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).