AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE ESGOTO DOMÉSTICO TRATADO SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA DO RIBEIRÃO DAS ANTAS (POÇOS DE CALDAS/MG)
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.55085Palavras-chave:
qualidade da água, esgoto doméstico, estação de tratamento de esgoto, poluição hídricaResumo
O presente estudo teve como objetivo avaliar a qualidade das águas do Ribeirão das Antas após receber efluentes tratados da Estação de Tratamento de Esgoto III (ETE-III) no município de Poços de Caldas (MG). Para a realização deste estudo, foram estabelecidos cinco pontos de amostragem e medidas as seguintes variáveis: temperatura, pH, condutividade, sólidos totais dissolvidos, turbidez, oxigênio dissolvido, sólidos totais suspensos e fósforo total. As coletas foram realizadas em dois períodos sazonais (estiagem e chuvoso). Os dados obtidos foram analisados segundo as variações espaciais e temporais e empregada a técnica de análise fatorial dos componentes principais (ACP). Com os resultados de fósforo total foi aplicado o IET (índice de estado trófico). Os resultados demonstraram que a estação de tratamento ETE-III atende aos padrões estabelecidos na resolução CONAMA 357/2005 da classe 2 para as variáveis medidas no trecho estudado, com exceção do fósforo total no ponto P2. Neste ponto de amostragem, no período de estiagem, o valor foi superior ao limite preconizado no normativo legal. A aplicação do IET classificou os pontos em mesotróficos, exceto o ponto P2, o qual foi classificado como eutrófico. O estudo pode subsidiar o estabelecimento de uma rede de monitoramento a ser implementada para acompanhar as tendências da qualidade da água e o cumprimento legal do lançamento no corpo hídrico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).