A ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 EM UMA CIDADE NO OESTE DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.54834Palavras-chave:
abastecimento de água, promoção de saúde, desigualdade social, pandemiaResumo
O artigo tem como objetivo analisar o acesso econômico à água potável na área urbana de um município do Oeste da Bahia em tempos de pandemia da Covid-19. Assim, foram elaborados mapas com o panorama do acesso econômico ao abastecimento de água, na área urbana do município de Barreiras, Bahia, com o intuito de descrever espacialmente como se distribuiu, por bairros, no período de março de 2020 a maio 2021, os cortes de água, as inscrições no programa de Tarifa Social e sua relação com o Cadastro Único do governo Federal. Diante da crise sanitária da Covid-19 e da situação econômica do Brasil muitos obstáculos são enfrentados pela população vulnerabilizada para garantia de direitos que são essenciais, como o acesso à água. Assim, com esse estudo foi possível verificar que, no período de pandemia, muitas pessoas tiveram o abastecimento de água interrompido por corte no fornecimento, sobretudo nos bairros mais pobres. Além disso, fez-se uma reflexão acerca das desigualdades sociais e da importância de repensar critérios para seleção de beneficiários de programas sociais que subsidiam o acesso à água potável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).