SIMULAÇÃO E MODELAGEM DE UM BIODIGESTOR PARA GERAÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DE RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DE CAFÉ
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.54788Palavras-chave:
modelagem de biodigestores, resíduos da produção de café, produção de biogás, análise ambiental de resíduos cafeeirosResumo
O café é uma das bebidas mais comercializadas no mundo, sendo um dos principais produtos referentes ao desenvolvimento agrícola e econômico brasileiro. O aumento da demanda do produto gera um aumento na sua produção, assim aumentando os resíduos do seu processamento. Dentre os processos de tratamento disponíveis, a biodigestão anaeróbia representa grande vantagem pelo reaproveitamento energético do subproduto do processo, o biogás. O trabalho baseou-se na modelagem e simulação de um processo de biodigestão anaeróbia da borra de café para a produção de biogás. A simulação foi executada no Excel, utilizando o método de Euler nos modelos de Monod, para equacionamento da cinética da variação da concentração de biomassa e substrato, e Lotka-Volterra, para avaliar a produção de biogás, além do efeito negativo exercido na biomassa por este. A produção total encontrada no biodigestor foi de 4149 m³ para o modelo sem retirada de biogás e 5283 m³ no modelo com retirada contínua de biogás, apresentando proximidade aos resultados da literatura. O biodigestor demonstrou limitações pelo tempo de detenção hidráulica, além de outros fatores. Foram calculadas as variáveis para a adequação do efluente tratado para o lançamento em corpos d’água de Classe 2 e 3, impostas pelo CONAMA. Os valores encontrados para as duas simulações foram de cerca de 9 dias para Classe 3 e 12 dias para Classe 2.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).