ANÁLISE DOS DETERMINANTES DO ACESSO AO SERVIÇO DE COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS PELA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA NO BRASIL

Autores

  • Marco Túlio da Silva Faria
  • Marina Muniz de Queiroz CEFET-MG https://orcid.org/0000-0002-1239-847X
  • Hygor Aristides Victor Rossoni UFV
  • Renato Moreira Hadad PUC-MG
  • Uende Aparecida Figueiredo Gomes UFMG

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.54151

Palavras-chave:

Coleta de resíduos sólidos urbano, Modelo hierárquico, Políticas públicas

Resumo

Apesar do manejo de resíduos sólidos domiciliares ser componente do saneamento básico, conforme estabelecido pela Lei Federal nº 11.445/2007, apenas 58,6% da população brasileira têm acesso adequado a esse serviço. Essa porcentagem é ainda mais alarmante para as áreas rurais, onde apenas 23,6% da população possui acesso adequado ao manejo de resíduos sólidos. Este artigo tem como objetivo descrever quantitativamente os determinantes envolvidos no acesso ao serviço de coleta de resíduos sólidos na parcela da população de baixa renda no Brasil, analisando fatores relacionados aos chefes de família, ao domicílio dos entrevistados e ao município onde esse se localiza, por meio de um modelo hierárquico de regressão logística. Os resultados obtidos permitiram traçar o perfil daqueles que não têm acesso ao serviço de coleta de resíduos sólidos, evidenciando que, entre a população em situação de baixa renda, as famílias mais excluídas são as extremamente pobres, da região Norte do Brasil, em áreas rurais, nos municípios de pequeno porte e que possuem o chão de terra como material predominante no piso dos domicílios em que residem. O modelo sugere que, entre a população em situação de baixa renda, as características dos chefes de família são menos relevantes do que as características dos domicílios para explicar a presença do serviço de coleta. Ressalta-se ainda a importância da localização da residência, uma vez que o modelo indica que famílias em áreas urbanas têm aproximadamente 43 vezes mais chances de terem acesso ao serviço de coleta de resíduos sólidos do que aquelas que residem em áreas rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Túlio da Silva Faria

Doutor e Mestre em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Engenheiro Ambiental e Sanitarista pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) em 2015 e Tecnólogo em Gestão Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal em 2009.

Hygor Aristides Victor Rossoni, UFV

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2005), mestre em Ciência Florestal pela mesma instituição (2007) e Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa - Campus de Florestal (UFV - CAF). Tem experiência nas áreas de Engenharia Sanitária e Ambiental, com ênfase em Controle da Poluição e Saneamento, atuando, principalmente, nos seguintes áreas temáticas: políticas públicas de saneamento, tratamento e reutilização de efluentes ou águas residuárias; gerenciamento de resíduos sólidos, monitoramento e controle ambiental e gerenciamento de recursos hídricos. Foi o primeiro coordenador do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e Diretor de Ensino da UFV - Campus de Florestal. Recentemente atua como membro da Comissão Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e do Curso Técnico em Alimentos. Coordena as seguintes disciplinas: i) Controle Ambiental na Indústria; ii) Coleta e Tratamento de Águas Residuárias; iii) Gestão Ambiental; iv) Manejo e Tratamento de Poluentes; v) Ética e Atuação Profissional; vi) Qualidade da Água e Tratamento de Resíduos; vii) Sustentabilidade Ambiental e viii) Turismo e Meio Ambiente. Recentemente (desde 2018) vem atuando como docente e orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (Mestrado Profissional) do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Bambuí; e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFV - Campus Sede (desde 2022) e como colaborador (desde 2020) do Mestrado Acadêmico em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários da UFV - CAF, desenvolvendo trabalhos nas linhas de pesquisas referentes a Gestão e Planejamento Ambiental e Tecnologia Ambiental. As orientações estão sendo desenvolvidas nas seguintes áreas de interesses: i) Planejamento, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas de Saneamento; ii) Tecnologias de Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias; e iii) Controle Ambiental em Processos Agrícolas e Industriais.

Renato Moreira Hadad, PUC-MG

Possui graduação em Engenharia Mecanica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983), mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1992) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professor residente da Universidade Federal de Minas Gerais e professor adjunto iv da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Modelos Analíticos e de Simulação, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento digital de imagens, geocartografia, geoprocessamento, meio ambiente e geomorfologia carstisca.

Uende Aparecida Figueiredo Gomes, UFMG

Possui graduação em Engenharia Ambiental (Universidade Federal de Viçosa, 2006), mestrado, doutorado e pós-doutorado em Saneamento (Universidade Federal de Minas Gerais, 2009, 2012, 2013). Realizou estágio de doutorado na Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - FLACSO, Sede Acadêmica México, no período de outubro de 2011 a maio de 2012. Foi professora da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira e da Universidade Federal de Itajubá - Campus Itabira. Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. É líder do Grupo CNPq de Pesquisa: "SanBas: metodologias para planejamento participativo em saneamento". Tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em saneamento básico, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento em saneamento, desigualdade e saneamento, gestão e tecnologia em saneamento, saneamento rural, abastecimento de água e políticas públicas. Recentemente, assumiu como Editora chefe a Revista Gesta - Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais, é membro da Diretoria da ABCMAC - Associação Brasileira de Captação e Manejo de Água de Chuva e subcoordenadora do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais. Na UFMG atua, desde 2016, no colegiado e núcleo docente estruturante do curso de Engenharia Ambiental e no colegiado do curso de Ciências Socioambientais já tendo atuado também no núcleo docente estruturante deste curso, em 2020, assumiu a representação da Escola de Engenharia no Comitê de Ética em Pesquisa da UFMG. Em 2021, iniciou atuação no Centro de Extensão da Escola de Engenharia e, em 2022, na Congregação da Escola de Engenharia da UFMG.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

da Silva Faria, M. T., Queiroz, M. M. de ., Aristides Victor Rossoni, H., Moreira Hadad, R., & Aparecida Figueiredo Gomes, U. (2023). ANÁLISE DOS DETERMINANTES DO ACESSO AO SERVIÇO DE COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS PELA POPULAÇÃO DE BAIXA RENDA NO BRASIL. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 11(2). https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.54151

Edição

Seção

Artigos Originais