APLICAÇÃO DA ANÁLISE ESTATÍSTICA MULTIVARIADA NO MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIBEIRÃO ESPÍRITO SANTO, JUIZ DE FORA – MG
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.53644Palavras-chave:
Poluição, Sazonalidade, Análise não-paramétrica, Parâmetro físico-químicoResumo
O presente estudo avaliou a qualidade da água do Ribeirão Espírito Santo (RES), por meio de parâmetros físico-químicos e biológicos utilizando análises estatísticas multivariadas. Foram analisadas campanhas de amostragem realizadas em três pontos, no período de 2013 a 2019, e os parâmetros estudados foram: pH, sólidos dissolvidos totais (SDT), salinidade, turbidez, cor aparente, condutividade elétrica (CE), temperatura, demanda química de oxigênio (DQO), coliformes termotolerantes (CT), oxigênio dissolvido (OD), fósforo total, demanda bioquímica de oxigênio (DBO), sólidos totais (ST), nitrogênio total e ferro. Inicialmente, foi utilizada a estatística descritiva para verificar o perfil espacial e sazonal dos parâmetros. As variáveis temperatura e cor aparente apresentaram as maiores diferenças entre os períodos secos e chuvosos, seguidos de CT e OD. Na análise espacial as variáveis DBO, DQO, sólidos totais, condutividade elétrica, salinidade e sólidos totais dissolvidos se demonstraram significativas. Ademais, a análise estatística provou ser uma ferramenta importante para análise da qualidade da água. A análise de componentes principais para a realização da análise fatorial revelou dois fatores principais. O primeiro fator indica a poluição por matéria orgânica e sólidos dissolvidos e o segundo indica poluição difusa pelo carreamento de sólidos. Sendo assim, conclui-se que o RES apresenta sinais de degradação da qualidade hídrica decorrentes de ações antrópicas, como o lançamento de efluentes industriais e domésticos dispostos no corpo d'água e, ainda, atividade agropecuária. Aponta-se a importância do tratamento dos efluentes despejados, preservação da mata ciliar e ações para minimizar o carreamento de sólidos para o corpo receptor, além de políticas públicas voltadas à preservação do Ribeirão Espírito Santo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).