ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DAS PLACAS SOLARES FOTOVOLTAICAS EM TELHADOS
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.53331Palavras-chave:
Placas solares fotovoltaicas, Telhados, Produção científica, ScopusResumo
O crescimento populacional acarreta aumento da demanda de energia, contribuindo para a escassez dos recursos naturais. O uso das fontes de energias renováveis surge como uma solução para amenizar a pressão sobre esses recursos. A opção por um sistema de placas solares fotovoltaicas insere-se numa política estratégica de desenvolvimento sustentável, tendo como principais objetivos a opção de uma solução viável do ponto de vista econômico, bem como do ponto de vista social, com impacto bastante positivo para que as pessoas tenham consciência da necessidade de optar cada vez mais pelas energias renováveis. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar e mapear os trabalhos publicados sobre placas solares fotovoltaicas em telhados por meio da produção cientifica da base Scopus. Foram utilizadas as expressões cell solar e roof com o operador booleano and a fim de delimitar as pesquisas especificamente em placas solares fotovoltaicas em telhados entre 2018 e 2021, em que foram identificadas 310 publicações no total. A China aparece como o país mais atuante e o Brasil ocupa o 35º lugar no ranking de publicações. Percebeu-se que os autores mais efetivos, com relação à quantidade, não estão presentes nos trabalhos mais citados. Concluiu-se que a pesquisa em placas solares fotovoltaicas em telhados vem crescendo, mas o Brasil ainda não ocupa posição de destaque dentro da temática. Observou-se também a importância da pesquisa da produção científica, a qual pode auxiliar no embasamento bibliográfico e oportunizar pesquisa em locais onde a placas solares fotovoltaicas em telhados ainda é pouco difundida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).