UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA ENTRE PRODUÇÃO MAIS LIMPA E SIMBIOSE INDUSTRIAL EM ECOPARQUES INDUSTRIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.52066

Palavras-chave:

Simbiose Industrial, Ecoparque Industrial, Produção mais Limpa, Gestão da Oferta, Gestão da Demanda

Resumo

Os Ecoparques Industriais estão inseridos no contexto da Ecologia Industrial como importantes estratégias para um desenvolvimento industrial mais sustentável. Este estudo buscou compreender como a Produção mais Limpa e a Simbiose Industrial podem ser aplicadas para o gerenciamento mais eficiente da oferta e da demanda de recursos em Ecoparques Industriais, tendo como estudo de caso um parque logístico localizado no sul do Brasil. Uma abordagem integrativa entre essas duas ferramentas foi proposta. Para tanto, foram realizadas vistorias técnicas ao empreendimento e nas empresas situadas no parque, a fim de identificar o processo produtivo de cada empresa. A partir da análise de entradas e saídas do macroprocesso e de entrevistas com os gestores responsáveis, foram vislumbradas as ações aplicáveis ao parque. A Produção mais Limpa foi aplicada à gestão da demanda de recursos, propondo-se ações visando ao uso mais eficiente de recursos e reduzindo a extração e a busca por novas fontes. Concomitantemente, a Simbiose Industrial foi relacionada à gestão da oferta, especialmente de água e energia, buscando por fontes mais limpas. A necessidade de atuação intrafirma, por meio da redução na fonte do consumo de materiais, água e energia, foi complementada por estratégias de Simbiose Industrial no nível interfirmas no parque, por intermédio de sinergias envolvendo o compartilhamento de utilidades (energia renovável e água da chuva) e serviços (gerenciamento de resíduos e consultoria ambiental compartilhada). A conjunção dessas ferramentas, para a gestão da oferta e da demanda, mostra-se necessária para garantir a disponibilidade futura dos recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Lisbôa da Cruz, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Mestre em Engenharia Mecânica pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica - área de concentração: Engenharia de Energia, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2022), com ênfase na Gestão e Otimização da Geração e Utilização da Energia. Graduado em Engenharia Química pela UNISINOS (2019). Possui experiência em pesquisas e aplicação de ferramentas de gestão ambiental como Simbiose Industrial, Produção Mais Limpa e avaliação de aspectos e impactos ambientais. Profissionalmente, atua como Consultor Técnico Ambiental, com foco em licenciamento ambiental de indústrias, gerenciamento de resíduos, projetos de engenharia e regularização ambiental.

Carlos Alberto Mendes Moraes, UNISINOS

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Postgraduate Course on Materials Science - University of Manchester and Institute of Science and Technology ? UMIST (1997). Professor Titular I, foi Decano da Escola Politécnica - UNISINOS no período de 2012 a 2017, e coordenador na graduação em Engenharia Ambiental nos anos de 2010 a 2016; e professor nos cursos de Mestrado e Doutorado em Engenharia Civil com área de Concentração em Gerenciamento de Resíduos desde 2007, e em Engenharia Mecânica com área de concentração em Energia desde 2010. Foi editor da Revista eletrônica Estudos Tecnológicos em Engenharia (QUALIS B4/B5) de 2005 a 2011, e é revisor das revistas Journal of Hazardous Materials, Tecnologia em Materiais (ABM) e Matéria. Sócio da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais, entre outras. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Gestão Ambiental e Reciclagem de Resíduos, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização de materiais (micro e nano escala), produção mais limpa, simbiose industrial, avaliação do ciclo de vida e economia circular em organizações, reciclagem de resíduos sólidos industriais com ênfase na engenharia civil, ambiental e materiais, e desenvolvimento de coprodutos com o conceito de materiais sustentáveis. Formou 45 mestres e 5 doutores. Possui 3 patentes depositadas, 8 patentes e 6 desenhos industriais concedidos no INPI, e 363 artigos publicados em periódicos e eventos científicos, e 27 capítulos de livro.

Downloads

Publicado

2023-12-27

Como Citar

Cruz, H. L. da ., & Moraes, C. A. M. . (2023). UMA ABORDAGEM INTEGRATIVA ENTRE PRODUÇÃO MAIS LIMPA E SIMBIOSE INDUSTRIAL EM ECOPARQUES INDUSTRIAIS. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 11(2). https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.52066

Edição

Seção

Artigos Originais