RECUPERAÇÃO DE BROMELINA DE RESÍDUOS DO ABACAXI POR MEIO DE PROCESSOS COM MEMBRANAS
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.52062Palavras-chave:
Atividade enzimática, Bromelina, Diálise, Resíduo de abacaxi, UltrafiltraçãoResumo
A disposição adequada de resíduos agroindustriais é um dos principais problemas envolvendo o processamento de alimentos. A produção de abacaxi vem aumentando sistematicamente ao longo dos anos, o que torna crescente a preocupação com a destinação apropriada do resíduo gerado. A bromelina é um conjunto de enzimas conhecidas como proteases, que quebram ligações peptídicas. O objetivo deste estudo foi comparar as propriedades de transporte para a recuperação de bromelina de resíduos da casca, da coroa e do talo de abacaxi utilizando membranas poliméricas planas de diálise e de ultrafiltração, ambas de éster de celulose. A estratégia experimental consistiu na extração com água das substâncias solúveis dos resíduos. Após filtração e microfiltração para remoção de sólidos suspensos, avaliaram-se duas rotas alternativas: a separação por membrana de ultrafiltração (10 kDa) e de diálise (14 kDa). Os resultados foram comparados em relação às propriedades de transporte, bem como atividade enzimática. Observou-se uma elevada concentração de proteínas totais no extrato da casca, seguida pelo talo e pela coroa. Comparando-se os dados de permeação, ficou evidente que a ultrafiltração foi mais efetiva na separação das frações de proteína, tanto em relação ao fluxo permeado quanto na rejeição ou recuperação de bromelina, considerando o elevado fator de diluição das amostras de diálise.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).