QUALIDADE DAS ÁGUAS DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DA CIDADE DE SALVADOR E DO MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS, BAHIA

Autores

  • Juliana Jesus Santos Universidade Federal da Bahia (Mestrado) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos na área do monitoramento ambiental.
  • Ailton dos Santos Junior Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos na área do monitoramento ambiental.
  • Najara Santana Pita Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos na área do monitoramento ambiental e Universidade Federal da Bahia.
  • Emily Karle dos Santos Conceição Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos na área do monitoramento ambiental e Universidade Federal da Bahia.
  • Valdinei Mauricio Batista Souza Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos na área do monitoramento ambiental.
  • Aiane Catarina Fernandes Faria Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos na área do monitoramento ambiental.

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v6i1.24346

Resumo

Os rios urbanos são parte de um complexo sistema, um espelho socioambiental das cidades. Os impactos causados à qualidade ambiental das águas dos rios urbanos impedem que os mesmos desempenhem suas funções ambientais, sociais, culturais e religiosas. As influências humanas na qualidade e no funcionamento adequado/natural dos sistemas hídricos, em prol do desenvolvimento urbano, despontam como as grandes responsáveis pelas condições atuais de suas águas. O objetivo principal deste trabalho foi avaliar o estado geral da qualidade das águas das Bacias Hidrográficas das cidades de Salvador e Lauro de Freitas, no estado da BA, a partir de duas abordagens complementares: o uso do Índice de Qualidade das Águas da National Sanitation Foundation e o Índice de Estado Trófico. Para a avaliação, foram selecionados ao menos três pontos em cada um dos principais rios de cada bacia, resultando num total de 47 pontos. Os pontos escolhidos estão dispostos da seguinte forma: um próximo à nascente, um próximo à foz e os demais, a meio curso. Esse delineamento permite realizar o acompanhamento da qualidade ao longo do rio. Os resultados do Índice da Qualidade da Água (IQA) e do Índice de Estado Trófico (IET) apresentaram cenários distintos para as Bacias Hidrográficas analisadas. Foi possível diagnosticar a perda progressiva da qualidade das águas da nascente para a foz em razão do aporte de efluentes domésticos oriundos das regiões mais densamente habitadas. Neste sentido, 70% dos mananciais foram diagnosticados para a qualidade ambiental como Ruim ou Péssimo, de acordo com o IQA. Quanto ao IET, todos os pontos apresentaram algum nível de eutrofização, mesmo aqueles que apresentaram boa qualidade. A maior parte, quase 50% dos trechos avaliados, apresentou eutrofização num estágio avançado (supereutrófico e/ou hipereutrófico), comprometendo assim seus usos múltiplos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Jesus Santos, Universidade Federal da Bahia (Mestrado) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos na área do monitoramento ambiental.

Mestranda na Universidade Federal da Bahia em Meio Ambiente Água e Saneamento; Bióloga no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Ailton dos Santos Junior, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos na área do monitoramento ambiental.

Especialista e Recursos Hídricos e Coordenador do Monitoramento Ambiental.

Najara Santana Pita, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos na área do monitoramento ambiental e Universidade Federal da Bahia.

Técnica em Meio Ambiente e Recursos Hídricos e Graduanda em Química na UFBA.

Emily Karle dos Santos Conceição, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos na área do monitoramento ambiental e Universidade Federal da Bahia.

Técnica em Meio Ambiente e Recursos Hídricos e mestranda na Universidade Federal da Bahia/Mestrado em Saúde Ambiente e Trabalho.

Valdinei Mauricio Batista Souza, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos na área do monitoramento ambiental.

Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Aiane Catarina Fernandes Faria, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos na área do monitoramento ambiental.

Engenheira Ambiental atuando na area do monitoramento ambiental.

Downloads

Publicado

2018-04-24

Como Citar

Santos, J. J., Junior, A. dos S., Pita, N. S., Conceição, E. K. dos S., Souza, V. M. B., & Faria, A. C. F. (2018). QUALIDADE DAS ÁGUAS DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DA CIDADE DE SALVADOR E DO MUNICÍPIO DE LAURO DE FREITAS, BAHIA. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 6(1), 97–124. https://doi.org/10.9771/gesta.v6i1.24346

Edição

Seção

Artigos Originais