REMOÇÃO DE SAIS EM WETLANDS CONSTRUÍDOS NO TRATAMENTO DE ESGOTOS DOMÉSTICOS PRIMÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v6i1.22371Resumo
Os wetlands construídos, geralmente, utilizam como meio suporte os seguintes materiais: brita, areia grossa, pedregulho e cascalho. Nesta pesquisa, foi utilizado o solo (Latossolo Vermelho-Amarelo) misturado com areia média, no qual se plantou arroz irrigado (Oryza sativa L.). Os sistemas foram operados por fluxo vertical com três diferentes taxas hidráulicas de esgotos aplicadas de forma intermitente alternada, para tratamento de esgoto primário, durante dois ciclos da cultura do arroz. Coletaram-se amostras dos afluentes e efluentes quinzenalmente, para análise da Condutividade Elétrica (CE), e amostras dos solos antes da aplicação dos esgotos primário e no final de cada ciclo da cultura do arroz, para análise da Capacidade de Troca Catiônica (CTC), CE, pH, Ca+2, Mg+2, Na+ e K+, a fim de observar se houve salinização e sodificação dos solos. Os resultados mostraram que o aporte de sais via aplicação dos esgotos não promoveu a salinização e nem a sodificação das camadas de 0-5cm dos solos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).