REMOÇÃO DE SAIS EM WETLANDS CONSTRUÍDOS NO TRATAMENTO DE ESGOTOS DOMÉSTICOS PRIMÁRIO

Autores

  • Selma Cristina Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/ Centro de Ciência Exatas e Tecnológicas
  • Maria Lucrecia Gerosa Ramos
  • Ricardo Silveira Bernardes

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v6i1.22371

Resumo

Os wetlands construídos, geralmente, utilizam como meio suporte os seguintes materiais: brita, areia grossa, pedregulho e cascalho. Nesta pesquisa, foi utilizado o solo (Latossolo Vermelho-Amarelo) misturado com areia média, no qual se plantou arroz irrigado (Oryza sativa L.). Os sistemas foram operados por fluxo vertical com três diferentes taxas hidráulicas de esgotos aplicadas de forma intermitente alternada, para tratamento de esgoto primário, durante dois ciclos da cultura do arroz. Coletaram-se amostras dos afluentes e efluentes quinzenalmente, para análise da Condutividade Elétrica (CE), e amostras dos solos antes da aplicação dos esgotos primário e no final de cada ciclo da cultura do arroz, para análise da Capacidade de Troca Catiônica (CTC), CE, pH, Ca+2, Mg+2, Na+ e K+, a fim de observar se houve salinização e sodificação dos solos. Os resultados mostraram que o aporte de sais via aplicação dos esgotos não promoveu a salinização e nem a sodificação das camadas de 0-5cm dos solos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Selma Cristina Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia/ Centro de Ciência Exatas e Tecnológicas

Engenheira Sanitarista e Ambiental com Especialização em Recursos Hídricos – UFBA; MsC em Recursos Hídricos – UFCG, Dr em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos – UnB. Professora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UFRB.

Downloads

Publicado

2018-04-24

Como Citar

Silva, S. C., Ramos, M. L. G., & Bernardes, R. S. (2018). REMOÇÃO DE SAIS EM WETLANDS CONSTRUÍDOS NO TRATAMENTO DE ESGOTOS DOMÉSTICOS PRIMÁRIO. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 6(1), 125–138. https://doi.org/10.9771/gesta.v6i1.22371

Edição

Seção

Artigos Originais