ESPÉCIE DE VEREDA NA FITORREMEDIAÇÃO DE EFLUENTE DE UMA CENTRAL DE PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS VEGETAIS
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v6i1.22206Resumo
Este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial da Eleocharis acutangula no tratamento do efluente de uma central de processamento de alimentos vegetais, por meio de leito cultivado em escala laboratorial. Analisou-se a influência do substrato e das plantas na remoção de DQO, sólidos totais, turbidez, nitrogênio, fósforo e estabilização do pH. O experimento foi montado em duas caixas de vidro em casa de vegetação e teve duração de onze meses. O substrato utilizado foi cascalho de rio e apenas um dos leitos recebeu E. acutangula. O leito com as macrófitas reduziu 87,9% de fósforo, 80,8% de nitrogênio e 92,69% de DQO em relação ao efluente bruto. Quanto ao controle, o leito experimental reduziu 54,5% de fósforo, 33,0% de nitrogênio e 81,4% de DQO. De acordo com os parâmetros após o tratamento em ambos os leitos, o efluente se tornou apto para disposição final, conforme os padrões da Resolução do CONAMA Nº 430/2011 (BRASIL, 2011) e Deliberação Conjunta COPAM-CERH Nº 01/2008 (MINAS GERAIS, 2008). Considerando as reduções observadas, o estudo mostrou que a espécie tem potencial no tratamento de águas residuais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).