A GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS POR CURTUMES E ALTERNATIVAS DE TRATAMENTO E REÚSO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v6i1.22077Resumo
As atividades industriais geram resíduos de formas variadas que, predominantemente, apresentam um elevado grau de poluição, tendo, na maioria das vezes, os aterros industriais como disposição final. A indústria do couro é uma grande geradora de resíduos industriais, os quais apresentam volume residual da pele e de cromo, do couro curtido e do tratamento dos efluentes gerados durante a produção. Aterrar resíduos de curtume, além de um potencial risco de contaminação ambiental, gera gastos e resulta em desperdício de material potencialmente reaproveitável. Diante da necessidade de alerta e alternativas ao aterramento desses resíduos, tratamentos para a remoção do cromo, através de processos físico-químicos e biológicos, são indicados para o reaproveitamento do material. O objetivo deste trabalho foi revisar a literatura científica em busca das informações consagradas sobre as diferentes metodologias aplicadas na recuperação do resíduo. Há uma inclinação pela adoção de técnicas que removem o cromo de efluentes e do lodo de curtume para seu melhor reaproveitamento e incorporação em diversos setores produtivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).