ESTUDO DO EFEITO DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS NO COMPORTAMENTO TÉRMICO DO FRUTO DE JATOBÁ DE DUAS SAFRAS

Autores

  • Natalia Raiz Segismundo Laboratório de Engenharia e Controle Ambiental (LENCA), Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, São Paulo, 09913-030, Brazil.
  • Jivaldo Do Rosário Matos Laboratório de Análise Térmica Prof. Dr. Ivo Giolito, Departamento de Química Fundamental, Instituto de Química, Universidade de São Paulo, São Paulo, 05513-970, Brazil.
  • Lucildes Pita Mercuri Laboratório de Engenharia e Controle Ambiental (LENCA), Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, São Paulo, 09913-030, Brazil.

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v6i1.22069

Resumo

O fruto de jatobá usado como alimento apresenta propriedades que auxiliam na prevenção de doenças crônicas. O estudo da influência das condições climáticas na decomposição térmica do fruto foi proposto para avaliar, com base em suas características químicas, sua possível aplicação no setor farmacêutico. Neste trabalho, serão analisados frutos das safras de 2010 e 2012. O fruto de jatobá se mostrou uma matriz complexa para a caracterização química, físico-química e termoanalítica. As curvas termogravimétricas evidenciaram que a decomposição térmica de todas as amostras é completa a 900ºC. Observou-se que as amostras de casca lavada de 2012 (CASL12), casca não lavada de 2012 (CASNL12) e semente de 2012 (SEM12) perderam algumas bandas em relação a 2010, indicando que as condições climáticas afetaram os frutos. Com relação a todas as amostras estudadas, a fibra de 2012 (FIB12) e a SEM12 apresentaram maiores teores de cinza e umidade, respectivamente. Porém, as amostras de polpa da safra de 2012 e fibra apresentaram quatro eventos de decomposição térmica, diferindo da safra de 2010. As condições climáticas das safras precedentes se mostraram muito diferentes e isso afetou consideravelmente o comportamento térmico dos frutos de jatobá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Raiz Segismundo, Laboratório de Engenharia e Controle Ambiental (LENCA), Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, São Paulo, 09913-030, Brazil.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Química pela Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Graduada em Bacharel em Química pela Universidade Federal de São Paulo. Realiza trabalhos de pesquisa na área de Química Analítica, com enfoque na aplicação das técnicas de Análise Térmica em diversos materiais. Desenvolve projetos no Laboratório de Análise Térmica Prof. Dr. Ivo Giolito (LATIG), no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP); no Laboratório de Engenharia e Controle Ambiental (LENCA) e no Laboratório de Análise Térmica Multidisciplinar Prof. Dr. Ivo Giolito (LATEMIG), na Universidade Federal de São Paulo campus Diadema (UNIFESP).

Jivaldo Do Rosário Matos, Laboratório de Análise Térmica Prof. Dr. Ivo Giolito, Departamento de Química Fundamental, Instituto de Química, Universidade de São Paulo, São Paulo, 05513-970, Brazil.

Bacharel e Licenciado em Química - FACULDADES OSWALDO CRUZ (1979), mestrado em Química (Química Inorgânica) pela Universidade de São Paulo (1984), doutorado em Química (Química Inorgânica) pela Universidade de São Paulo (1989) e Livre Docência na Área de Química Analítica pelo Instituto de Química-USP em 1998. Professor/pesquisador do IQ-USP desde de 1989, orientador na Pós-Graduação em Química pelo IQ-USP e em Fármacos de Medicamento pela FCF-USP. Atua na área de Química Analítica no campo da análise térmica, explorando as potencialidades e versatilidades das técnicas termoanalíticas (TG/DTG, DTA e DSC) para desenvolver estudos aplicados a vários tipos de materiais. A partir da associação de técnicas termoanalíticas, físico-químicas e analíticas busca a caracterização de materiais diversos. Atua também, desde de 2001, no campo da nanociências e nanotecnologia, trabalhando com materiais mesoporosos altamente ordenados, MCM-41, SBA-15, FDU-1, com enfâse nos procedimentos de sínteses, funcionalização de superfície, caracterização e aplicações.

 

Lucildes Pita Mercuri, Laboratório de Engenharia e Controle Ambiental (LENCA), Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, Universidade Federal de São Paulo, Diadema, São Paulo, 09913-030, Brazil.

Profa. Dra. Lucildes Pita Mercuri possui graduação em Licenciatura em Química Aplicada pela Universidade do Estado da Bahia (1986), mestrado em Química (área de concentração: Físico-Química) pela Universidade Federal da Bahia (1991) e doutorado em Química (área de concentração: Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (2000). Pós-doutorado em Nanociências (área de concentração: Interdisciplinar) pela Kent State University em 2000-2001 (Kent-Ohio-USA). Atualmente é professora adjunta III da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, pesquisadora nível II do CNPq até março de 2014, pesquisadora colaboradora do Instituto Butantan e professora e pesquisadora colaboradora do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Docente credenciada como orientadora nos Programas de Pós-graduação do Departamento de Psicobiologia (UNIFESP - Campus Vila Clementino) e de Biologia Química (UNIFESP - Campus Diadema). Tem experiência na área de Química com ênfase em Estudos Termoanalíticos de diferentes materiais e de Materiais Nanoestruturados, atuando principalmente nos seguintes temas: (a) Desenvolvimento de metodologias de caracterização de diferentes materiais (tais como: biológicos, fármacos e outros), utilizando as técnicas de TG, DSC , TG/DTA-GC/MS entre outras; (b)Estudo Interdisciplinar envolvendo síntese, funcionalização, encapsulação e caracterização de materiais nanoestruturados (como por exemplo: SBA-15, MCM-41 e FDU-1) e sua aplicação em diferentes sistemas, tais como: neuropsíquicos, imunológico e ambiental. Atualmente, orienta seis estudantes de mestrado. (Fonte: Currículo Lattes).

Downloads

Publicado

2018-04-24

Como Citar

Segismundo, N. R., Matos, J. D. R., & Mercuri, L. P. (2018). ESTUDO DO EFEITO DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS NO COMPORTAMENTO TÉRMICO DO FRUTO DE JATOBÁ DE DUAS SAFRAS. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 6(1), 41–50. https://doi.org/10.9771/gesta.v6i1.22069

Edição

Seção

Artigos Originais