APLICAÇÃO DA TÉCNICA DELPHI PARA VALIDAÇÃO DOS MÉTODOS A SEREM UTILIZADOS NO SISTEMA EM PLATAFORMA WEB PARA IMPLANTAÇÃO DE PLANO DE SEGURANÇA DA ÁGUA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v6i1.21957Resumo
Este trabalho tem como objetivo validar os métodos a serem empregados no sistema em plataforma Web, visando à implantação do Plano de Segurança da Água, face às diretrizes da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, por meio da utilização da técnica Delphi. Para tanto, foram selecionados os métodos mais utilizados nos países, tais como: Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) e a Matriz de Priorização do Risco. A execução da validação ocorreu por meio do auxílio de um questionário com quatro questões resumidas sobre os dois métodos, com espaço para comentários de opiniões dos especialistas. O resultado da validação dos métodos ocorreu em duas oficinas (Brasília-DF e Campinas-SP) de trabalho presencial, e as sugestões foram avaliadas, discutidas e incorporadas após consenso de todos os especialistas. A partir da validação, os especialistas concluíram por utilizar apenas a matriz de priorização de riscos com alteração, sugerindo que a árvore de decisão do sistema APPCC necessita de adequações. A matriz validada irá reduzir as incertezas e melhorar a eficiência da avaliação dos riscos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).