Experiências na revitalização do Rio Belém: Realidades urbanas do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v4i1.14910Resumo
As péssimas condições da qualidade das águas da maioria dos rios urbanos no Brasil, requerem uma mudança na gestão dos recursos hídricos em geral, e em especial nas áreas urbanas. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de estudos realizados em uma bacia hidrográfica urbana, com destaque nas pesquisas de poluição difusa e de percepção da população. A área de estudo foi a bacia hidrográfica do rio Belém, na cidade de Curitiba no estado do Paraná. É um rio estritamente urbano, que tem suas nascentes e sua foz dentro do perímetro urbano. Esta particularidade permitiu fazer os estudos na sua bacia hidrográfica, avaliando os efeitos antrópicos na qualidade de suas águas. Os resultados demonstraram a necessidade da participação efetiva dos munícipes bem como de instituições oficiais e não oficiais no envolvimento nas propostas e implementação das soluções urbanas de revitalização de seus rios.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).