Experiências na revitalização do Rio Belém: Realidades urbanas do Brasil

Autores

  • Carlos Mello Garcias Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v4i1.14910

Resumo

As péssimas condições da qualidade das águas da maioria dos rios urbanos no Brasil, requerem uma mudança na gestão dos recursos hídricos em geral, e em especial nas áreas urbanas. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de estudos realizados em uma bacia hidrográfica urbana, com destaque nas pesquisas de poluição difusa e de percepção da população. A área de estudo foi a bacia hidrográfica do rio Belém, na cidade de Curitiba no estado do Paraná. É um rio estritamente urbano, que tem suas nascentes e sua foz dentro do perímetro urbano. Esta particularidade permitiu fazer os estudos na sua bacia hidrográfica, avaliando os efeitos antrópicos na qualidade de suas águas. Os resultados demonstraram a necessidade da participação efetiva dos munícipes bem como de instituições oficiais e não oficiais no envolvimento nas propostas e implementação das soluções urbanas de revitalização de seus rios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Mello Garcias, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR

Doutor em Engenharia Civil (Planejamento e Engenharia Urbana), Universidade de São Paulo. Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Urbana, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR.

Downloads

Publicado

2016-12-14

Como Citar

Garcias, C. M. (2016). Experiências na revitalização do Rio Belém: Realidades urbanas do Brasil. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 4(1), 50–68. https://doi.org/10.9771/gesta.v4i1.14910

Edição

Seção

Artigos e Comunicações