Análise da gestão de resíduos sólidos em conjuntos habitacionais do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ na cidade de Salvador, Bahia, Brasil

Autores

  • Viviana Maria Zanta DEA/EP/UFBA
  • Luciano Matos Queiroz UFBA
  • José Antonio Ribeiro de Lima UFBA
  • Hitomi Pires Miyamoto MAASA UFBA
  • Gaspar G Santiago Bury da Silveira UFBA
  • Ícaro S Souza D' Soares UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v3i1.13002

Resumo

Esse artigo analisa a aderência do gerenciamento de resíduos sólidos (GRS) em condomínios construídos por meio do Programa Minha Casa Minha Vida às diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A investigação foi realizada em oito conjuntos habitacionais na cidade de Salvador/BA por meio de análise documental, visitas técnicas e realização de entrevistas. Os condomínios investigados apresentam condições favoráveis à implantação do GRS conforme preconizado na PNRS, porque estão sendo implantados em grande número, são organizados na forma de condomínios, agrupam pessoas com renda per capita semelhantes e possuem áreas que podem ser usadas para implantação de práticas de manejo sustentável de resíduos como a compostagem. No entanto, verificou-se a existência de condições inadequadas de manejo e/ou desvio de função do Abrigo de Resíduo (AR) existente. Portanto, conclui-se que não há aderência do GRS às premissas da PNRS nos condomínios estudados, apesar das condições favoráveis. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviana Maria Zanta, DEA/EP/UFBA

Possui graduação em Engenharia Civil / enfase Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (1985), mestrado em Engenharia, Hidráulica e Saneamento, pela Universidade de São Paulo (1991) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1997). Fêz pós-doutorado sobre o Tema Resíduos Sólidos pela Universidade de São Paulo.

Atualmente é Professora Associada d do Departamento de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da  Universidade Federal da Bahia.  Foi coordenadora  do Programa de Mestrado em Meio Ambiente, Aguas e Saneamento no periodo de 2009 a 2012. É lìder do Grupo de Residuos Sólidos e Efluentes  do Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Resíduos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e tecnologias de resíduos sólidos.

Luciano Matos Queiroz, UFBA

      Doutor em Engenharia, EPUSP e Docente  do Mestrado em Meio Ambiente, Agua e Saneamento (MAASA)  da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

José Antonio Ribeiro de Lima, UFBA

     Doutor em Engenharia/EPUSP e Pesquisador do Grupo de Resíduos Sólidos da UFBA  bolsista DTI A ( CNPq) 

Hitomi Pires Miyamoto, MAASA UFBA

 Mestranda em Meio Ambiente, Aguas e Saneamento (MAASA) - EPUFBA, bolsista CNPq

Gaspar G Santiago Bury da Silveira, UFBA

  Graduando do curso  de Engenharia Sanitária e Ambiental/ UFBA e   bolsista de ITI-A   (CNPq)

Ícaro S Souza D' Soares, UFBA

Graduando do curso  de Engenharia Sanitária e Ambiental/ UFBA e   bolsista de ITI-A   (CNPq)

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Zanta, V. M., Queiroz, L. M., Ribeiro de Lima, J. A., Pires Miyamoto, H., Santiago Bury da Silveira, G. G., & Souza D’ Soares, Ícaro S. (2015). Análise da gestão de resíduos sólidos em conjuntos habitacionais do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ na cidade de Salvador, Bahia, Brasil. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 3(1), 14–26. https://doi.org/10.9771/gesta.v3i1.13002

Edição

Seção

Artigos Originais