PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE CARVÕES ATIVADOS OBTIDOS EM DIFERENTES FASES DE ESTABILIZAÇÃO DO LODO DE ESGOTO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v2i2.12801Resumo
O aumento exponencial na produção de lodo de esgoto, decorrente da melhoria dossistemas de tratamento sanitário em grandes centro urbanos, pode representar um problemaambiental se este não for disposto adequadamente. Converter lodo de esgoto em adsorventesatravés da pirólise tem sido proposto desde 1971 como alternativa a destinação final desteresíduo. Como alternativa para disposição do excesso de lodo que é retirado do reator UASBna Estação de Tratamento de Esgoto Subaé, Feira de Santana, Bahia, a proposta deste trabalhofoi obter carvão ativado em diferentes fases de estabilização do lodo de esgoto e avaliar suacapacidade de adsorção na remoção do azul de metileno em solução aquosa. As propriedadesdo lodo como sólidos totais e voláteis totais, carbono orgânico, nitrogênio, foramdeterminadas seguindo recomendações do Standard Methods APHA. As amostras de lodoforam pirolisadas a 450°C sob atmosfera inerte e o carvão ativado produzido foi caracterizadopor CHN, adsorção de nitrogênio e ensaios de adsorção. Pelas análises físico-químicas, o lodode esgoto apresentou baixos teores de carbono e nutrientes, independentemente do tempo deretenção no leito de secagem, quando comparados a típicos Iodos de sistemas anaeróbios. Osespectros de infravermelho confirmam a presença de grande quantidade de silicatosdecorrente da baixa eficiência da ETE-Subaé. Os ensaios de adsorção, usando o azul demetileno como adsorvato, mostraram que estes carvões são adsorventes potenciais pararemoção de corantes em efluentes líquidos. As isotermas de adsorção foram estudadas e osresultados foram ajustados pelos modelos de Langmuir e Freundlich. O modelo de Langmuirdescreveu melhor o processo de adsorção. Os resultados da adsorção, grau de enriquecimentode carbono e a razão molar N/C, indicaram que a melhor amostra para preparar carvão ativadoda ETE-Subaé é o lodo LES08, àquela que permaneceu mais tempo no leito de secagem.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-01-05
Como Citar
dos Reis, G. S. (2015). PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE CARVÕES ATIVADOS OBTIDOS EM DIFERENTES FASES DE ESTABILIZAÇÃO DO LODO DE ESGOTO. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 2(2). https://doi.org/10.9771/gesta.v2i2.12801
Edição
Seção
RESUMOS DE DISSERTAÇÕES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).