OCUPAÇÃO URBANA EM ÁREA DE MANGUEZAL: ESTUDO DE CASO DO BAIRRO TEOTÔNIO VILELA NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS-BA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v2i2.12792Resumo
O presente estudo tem como objetivo geral analisar o processo de ocupação de umaárea de manguezal no bairro Teotônio Vilela, da cidade de Ilhéus - BA, considerandoo histórico da ocupação e os impactos desta ocupação sobre o ecossistemamanguezal. Para entender o problema da ocupação desordenada em áreasperiféricas, e de modo particular, em áreas de manguezais, no referencial teóricobusca-se a compreensão do fenômeno “ocupação urbana”, através de conceitos eteorias elaboradas por vários autores; as questões relacionadas com as cidades, suafunção social, os fatores que impactam a sua realidade, como a ocupação do solo, oplanejamento e a gestão urbana, o saneamento básico, as políticas públicas e osimpactos ambientais oriundos da degradação, entre outros. Além disso, procura-setratar do ecossistema manguezal, sua natureza e fragilidade face às ameaçasantrópicas. A pesquisa aplicada, de caráter descritivo, tem como sujeitos osmoradores que vivem no entorno do bairro, mais especificamente na área domanguezal, e busca avaliar a percepção que estes têm da sua vida no bairro e dasquestões sócio-ambientais que os cercam. Trata-se de um estudo de caso que, apartir da construção de um quadro atual da realidade socioeconômica e ambiental deuma área do bairro, serve para subsidiar os gestores públicos, a associação demoradores do bairro e demais atores envolvidos com este espaço da cidade de Ilhéus-BA.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-01-05
Como Citar
Vidal, E. F. (2015). OCUPAÇÃO URBANA EM ÁREA DE MANGUEZAL: ESTUDO DE CASO DO BAIRRO TEOTÔNIO VILELA NO MUNICÍPIO DE ILHÉUS-BA. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 2(2). https://doi.org/10.9771/gesta.v2i2.12792
Edição
Seção
RESUMOS DE DISSERTAÇÕES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).