AÇÕES EDUCATIVAS EM PROGRAMAS DE SANEAMENTO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO EM QUATRO MUNICÍPIOS DO ESTADO DA BAHIA, BRASIL.

Autores

  • Lincoln de Souza Gonçalves Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v2i2.12790

Resumo

No Brasil, o Ministério da Saúde (MS) tem a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA)como órgão executivo para a promoção da saúde e inclusão social por meio de ações desaneamento. Desde 1999, a instituição desenvolve o Programa de Educação em Saúde eMobilização Social (PESMS) que integra a política pública do setor de saúde. O programaé voltado para a sustentabilidade das ações, participação, mobilização e controlesocial. O PESMS contém diretrizes, fundamentos teóricos e metodologias que preconizamprocessos críticos e práticas inovadoras. Contudo, o programa pode ser executadocom equívocos, com desvio de finalidade ou apenas para satisfazer o condicionante doórgão financiador. O foco da pesquisa é avaliar o Programa de Educação em Saúde eMobilização Social (PESMS) desenvolvido em quatro municípios do Estado da Bahiapara implementação das ações de saneamento financiadas pela Fundação Nacional deSaúde (FUNASA). O campo da pesquisa foi diagnosticar por meio do estudo de caso, asações sanitárias com o programa educacional no período 2001 a 2006. Para a investigação,as técnicas metodológicas utilizadas foram entrevistas (com as pessoas envolvidasnas ações); observação direta (da área de intervenção) e pesquisa documental. A estratégiafoi confrontar as percepções dos executores e beneficiários do ponto de vista dasefetividades das ações em saneamento e verificar a incorporação dos objetivos desta,pela comunidade. Os resultados indicam o desconhecimento dos gestores em relaçãoaos objetivos das ações educativas e como realizá-las de acordo com as diretrizes dosprogramas educacionais em saúde. Prevaleceu a prática do modelo tradicional educacional,baseado especialmente em palestras informativas a respeito da prevenção dedoenças e cuidados com os equipamentos. A participação e a mobilização da populaçãolimitaram-se à realização reuniões. A análise dessas experiências anteriores forneceusubsídios para o aprimoramento, aplicação, planejamento e avaliação das futuras açõeseducativas a serem desenvolvidas pelo PESMS-FUNASA.

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Publicado

2015-01-05

Como Citar

Gonçalves, L. de S. (2015). AÇÕES EDUCATIVAS EM PROGRAMAS DE SANEAMENTO AMBIENTAL: ESTUDO DE CASO EM QUATRO MUNICÍPIOS DO ESTADO DA BAHIA, BRASIL. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 2(2). https://doi.org/10.9771/gesta.v2i2.12790

Edição

Seção

RESUMOS DE DISSERTAÇÕES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO