Qualidade da Água Subterrânea e Necrochorume no Entorno do Cemitério do Campo Santo em Salvador/BA

Autores

  • Aline Gomes da Silva dos Santos ufba
  • Luiz Roberto Santos Moraes
  • Sérgio Sérgio Augusto de Morais Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v3i1.12456

Resumo

O artigo tem como objetivo avaliar a qualidade da água subterrânea de poços rasos e cisternas, inclusive os usados como soluções alternativas coletivas e individuais para consumo humano no entorno do Cemitério do Campo Santo, em Salvador-Bahia. Para tanto, foram realizadas revisão bibliográfica sobre a temática e busca ativa de poços no entorno do referido cemitério. Após seleção dos mesmos, realizaram-se coletas e análises de amostras de água nos períodos chuvoso e seco do ano, mediante critérios tais como: proximidade, sepultamento por inumação, e índices de saturação (número de sepultamentos/ano), localização em área considerada vulnerável dentro da perspectiva geográfica e presença de moradias na circunvizinhança, fluxo superficial de água convergindo para região dos poços utilizados como soluções alternativas de abastecimento de água cadastradas no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Siságua) ou não. Os parâmetros físico- químicos (turbidez, pH e cor aparente) e microbiológicos (Escherichia coli  e Clostridium perfringens) foram adotados e confrontados com os  resultados das análises obtidos com base na legislação vigente que normatiza questões como uso da água subterrânea e potabilidade, além dos parâmetros e biondicadores de contaminação por necrochorume. Adicionalmente, avaliou-se os teores de nitrato e amônia. Os resultados das análises microbiológicas, químicas e físico-químicas sugerem contaminação por necrochorume.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Gomes da Silva dos Santos, ufba

Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho/UFBA. Secretaria Municipal de Saúde de Salvador. (aligss20@gmail.com)

Docente Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Bióloga da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria da Saúde de Salvador

Luiz Roberto Santos Moraes

PhD em Saúde Ambiental/University of London-UK. Departamento de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. (moraes@ufba.br)

Sérgio Sérgio Augusto de Morais Nascimento

Doutor em Hidrogeologia, Geologia Ambiental e Recursos Hídricos/UFBA. Departamento de Geologia e Geofísica Aplicada do Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia. 

Downloads

Publicado

2015-08-06

Como Citar

Santos, A. G. da S. dos, Moraes, L. R. S., & Nascimento, S. S. A. de M. (2015). Qualidade da Água Subterrânea e Necrochorume no Entorno do Cemitério do Campo Santo em Salvador/BA. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 3(1), 39–60. https://doi.org/10.9771/gesta.v3i1.12456

Edição

Seção

Artigos Originais