Notícias

Relatório bibliométrico revela desempenho e tendências da pesquisa brasileira.

O Web of Science Group, segmento da Clarivate Analytics, disponibilizou o relatório A Pesquisa no Brasil: Promovendo a Excelência, que fornece uma análise da pesquisa científica brasileira em um contexto global. O documento contempla trabalhos publicados entre 2013 e 2018, destacando a importância das colaborações internacionais e da indústria no impacto e na visibilidade da pesquisa nacional.

Veja mais informações em: https://www.periodicos.capes.gov.br/

Revista GESTA disponibiliza a Edição Volume 8, Número 1 de 2020

 

A mais recente edição da Revista GESTA, trabalhada sob o impacto e desafios da pandemia da COVID-19, traz pela primeira vez a publicação de um Paper Position exatamente abordando a relação entre Água e Saúde Pública neste contexto e as perspectivas para o seu “após”.

Papers Position são artigos de formato livre que trazem ideias, opiniões, argumentos ou sugestões próprias de seu autor ou autora, referentes a dada questão ou problema da atualidade ou de grande valor histórico.  Serão publicados ocasionalmente a partir desta Edição, resultando de convites feitos pela Equipe Editorial a renomados pesquisadores e profissionais com elevado reconhecimento em suas áreas de atuação. Contamos neste Volume 8, Número 1, com a colaboração do Doutor José Manuel Pereira Vieira, professor catedrático e investigador da Universidade do Minho, Portugal, a quem somos muito gratos.

Inauguramos nesta edição uma seção especial, com artigos submetidos por autores portugueses, e agradecemos aos mesmos pela parceria. Seus artigos permeiam diversas temáticas: efeitos morfodinâmicos dos sedimentos em praia costeira; análise de sistema de drenagem pluvial frente a precipitações derivadas de modelos atmosféricos; normatização do reuso de águas residuárias; análise de riscos em Planos de Segurança de Águas Residuais; efeitos carcinogênicos devido à presença de trihalometanos em águas de abastecimento.

Para esta seção especial, os Editores, assumiram que as nuances da língua portuguesa nas suas versões de Portugal e do Brasil fossem mantidas, tanto quanto desejado pelos autores, como originalmente utilizadas, sem uma uniformização, inclusive quanto a grafia e a expressões conceituais que diferem nos dois países. Com isso, convida o leitor a visitar a riqueza da língua portuguesa, também ampliando conhecimentos sobre especificidades dos vocabulários, mesmo em abordagens técnicas e científicas das áreas que integram o escopo deste periódico.

Artigos Originais, frutos de submissões em fluxo contínuo,  também compõem esta edição abrangendo os seguintes temas: legislações que tratam das águas subterrâneas no Brasil; gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde; experimentos de aclimatação de lodos de reatores UASB; análise multiobjetivo de alternativas de esgotamento sanitário em atendimento a residências unifamiliares; mecanismo de desenvolvimento limpo relativo à matriz de energia elétrica visando redução dos gases de efeito estufa; reuso de águas de resfriamento de destiladores laboratoriais; e, por fim, uma investigação sobre as percepções e atitudes de estudantes de uma universidade chinesa quanto ao uso de biogás obtido a partir de excretas humanas.

Finalmente, registramos a recente reestruturação do Corpo Editorial da Revista GESTA, agregando novas colaboradoras e colaboradores, buscando dinamizar as atividades deste periódico e encetar ações visando seu maior alcance. Neste processo, nosso colega professor Luiz Roberto Santos Moraes, um dos idealizadores da Revista GESTA, deixou de compor o corpo de editores, passando a colaborar como Conselheiro Consultivo. Coube ao mesmo fazer os convites às/aos colegas de Portugal, para a seção especial que ora apresentamos. Nosso registro e profundo reconhecimento a este tão inspirador profissional, pesquisador e colega, cuja colaboração com a Revista GESTA continuará sendo inestimável.

Às leitoras e aos leitores deste periódico, esperamos que aproveitem os excelentes conteúdos aqui oferecidos, assim como incentivamos a submissão de manuscritos!

 
Publicado: 2020-07-24
 

Novidades sobre REDIB

 
De agora em diante REDIB fornecerá informação bibliométrica da Web of ScienceTM. Nos artigos das revistas agregadas em REDIB se indicará o número de vezes que estes foram citados em outros artigos de revistas indexadas na Web of Science Core CollectionTM
Esta informação estará disponível só para os documentos de revistas agregadas em REDIB que estejam indexadas também na Web of Science Core CollectionTM
Além disso os utilizadores com acesso às bases de dados da Web of ScienceTM poderão consultar desde REDIB os artigos citantes no link “Vezes citado” assim como ter acesso direto à ficha completa do artigo na Web of ScienceTM mediante o link “Ver artigo na WoS”. A implementação da informação sobre citas foi feita principalmente para os documentos identificados mediante DOI ou aqueles que dispõem de títulos em inglês. 
 
 
 
Publicado: 2017-11-10 Mais...
 

Edição Especial SBCMAC

 

As recomendações do 10º Simpósio de Captação e Manejo de Água de Chuva, realizado em  Belém – PA, de 15 – 18 de novembro de 2016  estão disponíveis abaixo.

 
Publicado: 2017-07-13 Mais...
 
1 a 3 de 3 itens