Geografia e fenomenologia: o patrimônio em aberto
DOI:
https://doi.org/10.9771/geo.v16i1.35953Palavras-chave:
Patrimônio, São Cristóvão/SE, Poética, FenomenologiaResumo
Como apreender o patrimônio em sua essência? Essa foi a pergunta inicial que nos fizemos e que impulsionou as explorações realizadas na cidade de São Cristóvão/SE. Desse modo, caminhamos com a proposta de uma poética geográfica, baseada numa fenomenologia bachelardiana e na experiência enquanto escala epistemológica. Nesse sentido, pelo ato de caminhar através da cidade, nos tornamos disponíveis para que o patrimônio local se revelasse. Ao alternar momentos de movimento e de quietude, mantivemos uma atitude de serenidade oportuna para deixar as coisas aparecerem como elas são. Paramos de buscar conceitos e formas para apenas possibilitar que o patrimônio viesse até nós. Abandonamos o pensamento calculador e técnico pelo pensar criativo e poético. Assim, ao cessar de perguntar pelo seu sentido fomos em busca do patrimônio apresentado pleno de sentido, para então nos tornarmos parte dele. Um patrimônio que só se revela ao se realizar, não ao se negar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).