Compatibilidade geomórfica e identificação dos padrões de uso e cobertura da terra da Bacia do riacho do Tigre
DOI:
https://doi.org/10.9771/geo.v14i2.28187Palavras-chave:
Compatibilidade Geomórfica, Intensidade Geomórfica, Susceptibilidade LitológicaResumo
Atualmente muitas pesquisas são desenvolvidas na busca de um acompanhamento mais próximo dos problemas detectados nas regiões semiáridas do nordeste brasileiro. O acompanhamento de áreas com potencial agrícola, ou qualquer outro tipo de atividade produtiva nessas regiões vem se tornando mais frequente uma vez que essas regiões necessitam de um monitoramento mais presente deste tipo de atividade e também um melhor planejamento do manejo adequado da terra. Baseado nisto, o zoneamento ambiental torna-se um instrumento importante para classificação de áreas, com procedimentos diversos quanto à análise do uso e da cobertura da terra e dos comportamentos geomórficos. No geral o que se objetiva nesse artigo é destacar a relação entre o uso e o relevo da Bacia do riacho do Tigre - PB, dando ênfase em como os compartimentos do relevo interagem com os tipos de uso do solo e identificar os níveis de compatibilidade geomórfica através da predisposição litológica interpolada com os elementos topográficos. Os resultados mostraram uma área de uso agrícola 80% compatível, 18% moderadamente compatível e 2% incompatível de acordo com o gradiente do terreno encontrado na região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).