Aspectos teóricos e ideológicos sobre o discurso do aquecimento global
DOI:
https://doi.org/10.9771/1984-5537geo.v12i2.18160Palavras-chave:
Aquecimento global, Ideologia, DiscursoResumo
A questão do aquecimento global derivado de atividades antrópicas toma conta de considerável parte das atenções individuais e públicas nos cenários políticos, econômicos, sociais e ambientais na atualidade. Os aspectos teóricos e ideológicos dos discursos ambientais envolvidos, entretanto, são muitas vezes ignorados. Este trabalho tem como objetivo trazer à tona a discussão sobre este assunto (a ideologia que envolve as interpretações das mudanças climáticas mundiais) sem pretender esgotá-lo. Será utilizado, para tanto, o arcabouço teórico sobre a ideologia desenvolvido por Göhan Therborn (1991) aplicado na análise do livro Seis Graus de Mark Lynas (2009) e do documentário Uma verdade inconveniente de Al Gore (2006) que servirão de exemplo para a caracterização da corrente de interpretação que deriva o aquecimento global das atividades antrópicas como ideológica e para alusão dos modos pelos quais tal ideologia interpela os sujeitos, no sentido de submetê-los e qualificá-los.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).